A votação da Lei Geral da Copa foi novamente suspensa nesta terça-feira. O motivo foi uma nova alteração do relator, o deputado Vicente Cândido (PT-SP). Mas, desta vez, governo e oposição se uniram contra o parlamentar. Cândido entregou uma nova versão do texto nesta manhã com a tentativa de garantir à Fifa indenização por quaisquer danos ocorridos durante a Copa do Mundo de 2014, independentemente de culpa do governo, da entidade ou de quem quer que seja. O governo só se compromete a arcar com indenizações mediante à culpa.
A ação foi um tiro no pé do relator, que sequer apareceu na Comissão. Os deputados presentes retiraram a assinatura e a sessão foi encerrada pelo presidente, o deputado Renan Filho (PMDB-AL), por falta de quórum.
Cândido chegou a retirar a proposta na quinta versão, ainda durante a sessão, mas não houve tempo e a votação ficará para o próximo ano.
- A intenção do governo, da Fifa e de todos nós era votar o quanto antes. Mas só se pode votar uma lei quando há condição política para isso. Inclusive, o governo está trabalhando no mesmo sentido da oposição, de não garantir integralmente o que a Fifa quer - explicou Renan Filho.
Cândido já gerou outras polêmicas durante as tentativas recentes de votação na Comissão. Uma delas foi a inserção no texto da liberação para a venda de bebidas alcoolicas nos jogos dos campeonatos nacionais. A emenda foi retirada, semana passada, após divisão de opiniões dentro do próprio governo. E o relator tentará aprovar a mudança futuramente, em projeto que visa a alterar o Estatuto do Torcedor.