Dia 01/03/2016
00:04
Compartilhar

A transformação sofrida pelo colegiado eleitoral do Comitê Olímpico Internacional (COI) desde que o Rio foi eleito a sede dos Jogos de 2016 poderá ser decisiva na eleição da cidade-sede da competição de 2020, neste sábado, em Buenos Aires (ARG). Seja porque houve uma renovação nos eleitores ou porque os considerados coroneis do voto saíram de cena.

Com 109 membros aptos a votar, mas somente 103 participarão da primeira rodada, o colégio eleitoral ganhou vários integrantes nos últimos anos. Essa renovação de cerca de 20% ocorreu por vários motivos, dentre eles, o estouro do limite de idade, pedidos de afastamentos e até a morte.

As ausências também criaram uma situação inusitada neste eleição. Pela primeira vez, dois dos principais coroneis de votos estarão fora da disputa: Juan Antonio Samaranch e João Havelange.

Ex-presidente do COI, o espanhol Samaranch, antes de morrer em 2010, amargou a derrota de Madri para o Rio, que teve em Havelange um dos expoentes. Seu filho, que recebeu o mesmo nome do pai, é membro do COI desde 2001 e integra a candidatura espanhola, não herdou o prestígio político angariado pelo ex-dirigente olímpico.

Já Havelange, que renunciou ao posto de membro do COI, após o Comitê de Ética iniciar uma investigação sobre ele, se afastou do mundo olímpico. O dirigente conseguiu alguns votos para o Rio, em 2009, graças aos numerosos dirigentes e países que lhe deviam favor.

E tanto Istambul quanto Madri e Tóquio não conseguiram alguém que representasse o papel de puxador de votos. As cidades, apesar do forte lobby feito fracassaram no objetivo de ter ao seu lado um membro capaz de agregar os demais.

- Todas as cidades estão bem. Se não ganharmos, vão dizer que deveríamos ter feito mais. Mas fizemos tudo que podíamos - frisou o presidente do Comitê Organizador da Candidatura de Madri, Alejandro Blanco.

Quando começa a eleição
Começo às 8h45 (horário de Brasília), o presidente do COI, Jacques Rogge, abre a cerimônia.

Istambul
Às 9h, Istambul inicia sua apresentação que pode ter até 45 minutos para todo o colegiado do COI. E 20 minutos adicionais para responder a perguntas.

Tóquio
Às 10h30 é a vez de Tóquio se apresentar.

Madri
ÀS 12h é a vez dos espanhois.

Votação
Às 15h45 minutos tem início a votação. Se nenhuma cidade obtiver a maioria de votos na primeira rodada, a pior colocada deixará a disputa. E a rodada final é realizada. Um total de 103 membros do COI estão aptos a votar.

O resultado
Entre 17h e 17h30, o presidente do COI anuncia o nome da ganhadora.

Siga o Lance! no Google News