Espetacular. Esta é a palavra que define como foi LeBron James na temporada 2012/2013. Principal estrela do Miami Heat, campeão da NBA nesta quinta-feira, o jogador que veste a camisa 6 faturou o seu segundo título da liga - também havia triunfado com o Heat no campeonato anterior. O ala de 28 anos já conquistou de tudo na carreira e vai se firmando aos poucos na história do basquete americano.
James, eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) da final, ainda se vingou de um rival que estava engasgado. Em 2007, quando ainda atuava pelo Cleveland Cavaliers, ele foi vice-campeão da NBA, após a equipe de Ohio ser varrida na final para o Spurs por 4 a 0. Tardou, mas a resposta veio nesta quinta-feira com James impondo o vice-campeonato aos texanos.
E, se em 2007, LeBron James não conseguiu contribuir para que um brasileiro fosse campeão da NBA - Anderson Varejão era seu companheiro no Cavs - o ala impediu o feito, que seria inédito, neste ano. Tiago Splitter, pivô do Spurs, tornou-se mais um do país a fracassar nas finais da liga.
Guiando o Miami ao recorde de 27 partidas em sequência sem perder durante a temporada regular - só não é superior à série de 33 vitórias do Lakers em 1971/1972 -, o ala de 2,03m carimbou seu nome no time ideal da temporada e ainda foi selecionado como o segundo melhor defensor - pivô Marc Gasol, do Memphis, foi o melhor.
James ainda se tornou o primeiro jogador a marcar pelo menos 30 pontos, com 60% de aproveitamento nos arremessos, em seis partidas seguidas na liga. Por tudo isso, ele foi eleito o MVP (melhor jogador) da temporada da NBA pela quarta vez - já havia conquistado a honraria em 2009, 2010 e 2012.
Entretanto, quebrar marcas é uma constante na vida do astro. Logo aos 20 anos, em sua primeira temporada na NBA, LeBron se tornou o jogador mais jovem da história a faturar o prêmio de novato do ano. Na última quinta-feira, no jogo 4 das finais da NBA, o ala entrou para o top 10 dos maiores pontuadores dos playoffs da NBA - é o nono colocado da lista liderada por Michael Jordan.
Em nove anos de carreira, ele já marcou presença no All-Star Game da NBA em nove oportunidades. Ele ainda é o segundo maior cravador de triplos-duplos em finais da NBA, atrás apenas do lendário armador Magic Johnson - são quatro de James contra oito de Johnson.
Pela seleção americana de basquete, o astro já disputou três Olimpíadas, acumulando uma medalha de bronze (Atenas-2004) e duas de ouro (Pequim-2008 e Londres-2012).
Aos 28 anos, com marcas impressionantes na bagagem e agora mais um título conquistado, os números não deixam dúvidas do porquê de LeBron James ser considerado um gigante na história da NBA.