No dia em que o Corinthians iniciará a campanha pelo bicampeonato brasileiro, o clube levará uma mensagem sobre a conscientização do descarte de resíduos sólidos. Neste domingo, contra o Fluminense, voluntários entrarão em campo com a camisa “Eu Sou Catador” segurando uma faixa com a frase “Timão na mobilização do Limpa Brasil, seja você também catador por um dia! São Paulo 27 de maio, inscreva-se limpabrasil.com”.
O Corinthians pretende, desta forma, convocar a participação da torcida para uma grande ação de cidadania para limpar São Paulo no próximo dia 27 de maio, mostrando a importância da conscientização do cidadão paulistano sobre os problemas que o lixo fora da lixeira - capital paulista produz 18 mil toneladas de lixo/dia. Esse número alarmante pode ser sentido no nosso cotidiano nos dias de enchentes e alagamentos, no alto índice de doenças transmitidas pelo lixo que afetam a população mais carente de São Paulo e pelo custo: R$ 965 milhões por ano.
Para celebrar o dia da ação, o Vale Anhangabaú será palco do maior show limpo do Brasil. O evento, gratuito, contará com a participação de astros da música brasileira, entre eles Toni Garrido, Banda Bicho de Pé, Mariana Aydar, Filipe Catto, Almir Guineto e Ellen Oléria, e terá como mote o slogan “do meu lixo cuido eu”. A proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização.
Os interessados em participar da ação em São Paulo devem se cadastrar pelo site www.limpabrasil.com para receber mais informações sobre as iniciativas. Os materiais recicláveis recolhidos serão doados às cooperativas de catadores que já atuam na cidade. Já os rejeitos ficarão sob a responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, que encaminhará esses itens para os aterros sanitários.
CRONOGRAMA DE AÇÕES:
27 de maio: São Paulo
17 de junho: Belo Horizonte
24 de junho: São Luis
24 de junho: Belém
05 de agosto: Porto Alegre e Vitória
02 de setembro: João Pessoa
Sobre o Limpa Brasil Let’s Do It!
O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. A principal meta é despertar a responsabilidade individual das pessoas em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.
O projeto, que nasceu na Estônia e já atingiu 140 países, foi trazido ao país pela empresa Atitude Brasil, com a colaboração da UNESCO. No Brasil, a ação do movimento já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas, Mauá, Santo André, Diadema e São Bernardo do Campo reunindo 50 mil pessoas e recolhendo 704 toneladas de material reciclável.
Entre as personalidades apoiadoras do projeto estão Tião Santos, protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, os músicos Chico Buarque, Milton Nascimento e Seu Jorge, os atores Wellington Nogueira, Marília Pêra, Marisa Orth, Darlan Cunha, Alice Braga e Cássio Reis, os apresentadores Edgard Piccoli, Marina Person, Chris Nicklas e Didi Wagner, os humoristas Rodrigo Capella, Marcelo Marrom, e o escritor Ferréz.
O movimento conta ainda com o patrocínio nacional das empresas Vale, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Braskem Estre, Avianca e Oi, com o patrocínio local do Grupo Pão de Açucar, KPMG e com o apoio do Governo Federal, Ministério das Relações Exteriores, Oi Futuro, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Movimento Do Meu Lixo Cuido Eu, Rede Globo, Canal Futura, TV Cultura, MTV, Rádios CBN, Estadão ESPN e Eldorado, Jovem Pan Online, Revista Istoé, Editora Trip, Revista Brasileiros, gráfica Stilgraf, agência Leo Burnett, Pepper Interativa, 1dasul e Embalixo.