Em um jogo recheado de confusões, expulsões e gols, o Náutico goleou o Vila Nova no estádio dos Aflitos por 4 a 1, depois de sair atrás no placar na primeira etapa. O time pernambucano, com a vitória, se garantiu na Série B de 2011. Já o Vila, com a derrota, caiu para a 16° posição, com 43 pontos, mesma pontuação do Brasiliense, que abre a zona do rebaixamento. Na última rodada, o time goiano precisa vencer o São Caetano no Serra Dourada e o Náutico vai cumprir tabela com o Santo André, já rebaixado.
O Jogo
O Vila entrou em campo com o propósito de segurar a pressão do Náutico e de sua torcida, que lotou os Aflitos. O Náutico chegou primeiro aos 4 minutos, em jogada individual de Erick Flores, que fez fila na zaga vilanovense, mas bateu sem perigo a esquerda de Max. Aos 9 minutos, em cobrança de escanteio, Wescley teve a chance de abrir o placar, mas cabeceou para fora e se lamentou.
O jogo era morno e o só o Náutico chegava, mas sem oferecer muito perigo. Aos 17, o lateral Flávio entrou em profundidade e chutou, a bola desviou em Leandrão e quase enganou Max. Aos 24 minutos, em jogada rápida, Bruno Meneghel fez passe para Geílson, que finalizou de perna esquerda, para defesa fácil do goleiro do Vila.
O Vila não oferecia perigo aos pernambucanos, mas o jogo mudou a partir dos 35 minutos do primeiro tempo. O volante Ramirez saiu contundido e entrou o atacante Cristiano. Logo aos 36, em jogada rápida, Éberson lançou Roni, que cortou o zagueiro e deu a assistência para David, na cara do gol, finalizar de esquerda e abrir o placar. Dentro de campo, o Náutico respondeu aos 41 minutos, após cruzamento para Bruno Meneghel, que de cabeça, obrigou Max a fazer o primeiro milagre do jogo.
2° Tempo
A segunda etapa começou como a primeira: com o Náutico atacando. E o time pernambucano logo foi premiado. Aos 8 minutos, cruzamento de Flávio para Geílson, que antecipou Eder Lima e cabeceou sem chance para Max. 1 a 1. A torcida alvirrubra voltou a fazer festa e o Vila se perdeu. Aos 9 minutos, Jorge Henrique fez falta dura, recebeu o 2° amarelo e acabou expulso. O Náutico cresceu e aos 11 minutos, Geílson fez grande jogada, mas Bruno Meneghel finalizou torto, sem perigo.
O Vila, com um a menos, se limitou a defender, e o Náutico começou a pressionar. Aos 17 minutos, Elton recebeu no meio, cortou para a perna direita e chutou por cima. Aos 25 minutos, veio a virada. Elton dominou na entrada da área e fez grande passe para Bruno Meneghel, que chutou forte, de direita, na saída de Max. 2 a 1. A partir daí, o jogo esquentou. Mimica e Erick Flores se desentenderam e foram expulsos.
O Vila saiu para o jogo e quase empatou. Aos 32 minutos, em cobrança de falta ensaiada, David rolou para Gil, que entrou na área e chutou para fora, na cara do goleiro Bruno. Aos 33, o próprio David foi lançado e de esquerda, chutou para fora. Aos 35 minutos, o Náutico ampliou. Jeff Silva fez jogada individual na esquerda, foi na linha de fundo e cruzou para Geílson, na marca do pênalti, estufar a rede de Max. 3 a 1.
Os jogadores do Vila perderam a cabeça e, aos 38 minutos, David fez falta dura em Jeff Silva e foi expulso. Mais uma confusão armada e Jeff Silva também recebeu o vermelho. Desestabilizado, o Vila se perdeu completamente e o Náutico ampliou. Aos 39, bobeira de Eder Lima e Max e quem aproveitou foi o esperto Cristiano, que roubou a bola e empurrou para o gol vazio, para dar números finais ao confronto.
FICHA TÉCNICA:
NÁUTICO 4 X 1 VILA NOVA
Local: Estádio dos Aflitos, Recife (PE)
Data/Hora: 20/11/2010 - 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Marco Antônio Martins e Luis Alberto Kallenberger(SC)
Publico/Renda: 18.972 pagantes / R$ 107.104,00
GOLS: David 36'/1°T (0-1) , Geílson 8'/2°T (1-1) , Bruno Meneghel 25'/2°T (2-1) , Geílson 35'/2°T (3-1) e Cristiano 39'/2°T (4-1)
Cartões Amarelos: Jorge Henrique, Leandrão (VIL) / Geílson, Nílson (NAU)
Cartão Vermelho: Jorge Henrique 9'/2°T , Mimica 29'/2°T e David 38'/2°T (VIL) ; Erick Flores 29'/2°T e Jeff Silva 38'/2°T (NAU)
NÁUTICO: Bruno; Flávio, Wescley, Walter e Jeff Silva; Nilson, Ramirez (Cristiano, 35'/1°T), Élton e Erick Flores; Bruno Meneghel (Philip, 34'/2°T) e Geílson (Aurenir, 40'/2°T). Técnico: Roberto Fernandes.
VILA NOVA: Max, Leandrão, Mimica e Eder Lima; Ivan (Gil, 30'/2°T), Adílson, David, Éberson (Thyago Fernandes, 10'/2°T) e Jorge Henrique; Bruno Lopes (Max Pardalzinho, 35'/2°T) e Roni. Técnico: Ademir Fonseca.