Uma verdadeira exibição de gala de Andy Murray nos dois sets finais. O número quatro do mundo virou sobre Rafael Nadal, terminou com sequência negativa e de quebra conquistou o título do ATP 500 de Tóquio (Japão), sobre o piso rápido, na madrugada deste domingo.
O escocês precisou de 2h16min para superar o segundo colocado e então defensor do troféu por 2 sets a 1 com parciais de 3-6, 6-2 e 6-0.
Após perder o primeiro set Murray adotou a tática suicida, partiu pra cima no jogo agressivo e explorando o revés de Nadal colheu frutos. Acertou diversos winners e acuou o ex-número 1 do mundo dando um pneu na última etapa.
Esta é a segunda conquista seguida de Murray - venceu em Bangkok (Tailândia) na semana passadao - que alcançou a nona vitória seguida e o terceiro troféu nos últimos quatro torneios disputados. Ele ganha seu 20º título na carreira, quarto da temporada e acaba com uma série de cinco derrotas consecutivas pro rival. Somente neste ano Nadal o havia batido nas semis dos três últimos Grand Slams.
Para Nadal fica o gosto amargo do sétimo vice-campeonato em dez finais do ano. Com três títulos ele havia perdido seis finais somente para Novak Djokovic.