AO desgaste acentuado dos pneus relatado por Felipe Massa em Melbourne se refletiu da pior forma no ritmo de corrida do brasileiro. Tirando Bruno Senna e Daniel Ricciardo, que colidiram na largada e tiveram de ir aos boxes na primeira volta, Massa foi o primeiro piloto a realizar uma troca de pneus normal, logo na 11ª passagem, já que mal conseguia manter o carro na pista.
Massa também foi o primeiro a realizar a segunda troca de pneus, na 28ª volta, duas antes de Senna, que, no entanto, tinha um jogo de pneus bem mais usados após a troca na sua primeira entrada nos boxes. O piloto da Ferrari fez ainda mais um pit stop, apenas nove voltas depois da segunda troca, quando o safety car entrou na pista.
Massa, então, colocou pneus médios e foi até o fim da corrida com esse jogo. O ritmo de corrida foi tão ruim, que Massa fez apenas a 16ª volta mais rápida da corrida, 2s753 pior do que a melhor marca estabelecida por Jenson Button, e 1s663 mais lenta do que a passagem mais veloz de seu companheiro de equipe Fernando Alonso.
Não à toa, Felipe estava tão chateado.