O jogo era para ser histórico para Neymar, afinal foi sua 300ª como profissional, e fazia sua estreia em Liga dos Campeões. Porém, Messi roubou a cena, e comandou a vitória do Barcelona por 4 a 0 em cima do Ajax. Ele fez três gols, e quebrou mais um dos seus vários recordes. Agora, ele é o jogador com mais hat-tricks em todos os tempos da competição em seu novo formato, válido desde o início dos anos 1990.
Até então, ele dividia a condição de maior autor de hat-tricks com Inzaghi, que fez dois pela Juventus e um pelo milan, além de Mario Gómez, todos pelo Bayern de Munique. O inglês Michael Owen, de certa forma, também pode entrar na lista. Porém, em uma oportunidade ele fez em fase eliminatória, que não costuma contar nestas listas. Mas enfim, duas foram pelo Liverpool, e uma pelo Manchester United.
Após a partida, Messi elogiou a equipe, que consegue mudar o esquema durante o jogo.
- Quanto mais variantes tivermos no jogo, melhor. Temos jogadores rápidos e bons passadores. É importante começar ganhando, ainda mais em casa. Sabemos que o grupo é difícil - disse Messi, ao Canal +, logo na saída do jogo.
Messi também aproximou-se de Raúl na luta pela artilharia da Liga dos Campeões. O lendário atacante do Real Madrid marcou 71 vezes na competição. Messi está com nove de desvantagem.
Craques: Hat-tricks de Messi e CR7 na Liga dos Campeões