Se na Seleção Brasileira de futebol é impossível imaginar o técnico Luiz Felipe Scolari sem seu assistente e braço direito Flávio Murtosa, na equipe nacional masculina de basquete o treinador Rubén Magnano também conta com um fiel escudeiro. Trata-se do compatriota Fernando Héctor Duró, de 52 anos.
Amigos há 30 anos, quando se conheceram durante a disputa de um campeonato de juvenis na Argentina (Magnano comandava o Atenas, e Duró o 3 de Febrero), ambos estarão no banco do time brasileiro na disputa da Copa América da Venezuela, a partir do dia 30 deste mês, na cidade de Caracas.
Esta será a quarta vez que Magnano e Duró trabalharão juntos na Seleção Brasileira. Os argentinos também estiveram reunidos no Mundial da Turquia de 2010, no Pré Olímpico das Américas de 2011 e na Olimpíada de Londres, em 2012.
– Sempre faço um contrato de dois meses com a CBB (Confederação Brasileira de Basquete). Quando o Rubén me chama, eu venho. Gosto muito de trabalhar no Brasil. Desde o começo, fui muito bem aceito pelos jogadores – afirmou Duró.
A primeira vez que os amigos estiveram juntos em uma seleção foi em 1990. Trabalharam como assistentes de Guillermo Vecchio na participação da Argentina no Mundial. Em 2004, foram responsáveis por levar os “hermanos” à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas.
– Foi o momento mais marcante de nossas carreiras. Tomara que tenhamos a mesma sorte aqui e possamos sonhar com uma medalha – disse Duró, que atualmente é treinador do Libertad de Sunchales (ARG).
Com uma relação íntima com o basquete brasileiro nos últimos três anos, Duró espera que no futuro possa trabalhar no país. Ele chegou a negociar com o Fluminense antes de a equipe desistir de participar no NBB, mas não chegou a um acordo.
Porém, no que depender de Magnano, estará no banco da Seleção até os Jogos Olímpicos de 2016.
– O Fernando é um amigo, mais que um companheiro. É meu homem de confiança – disse o técnico.
Quem é
Nome: Fernando Héctor Duró
Idade:52 anos. Nasceu em 22 de novembro de 1960, em Buenos Aires.
Clube atual: Libertad de Sunchales (ARG)
Títulos como treinador: Liga Argentina na temporada 2005/2006, e Torneio Argentino de Acesso na temporada 1995/1996.
Bate-Bola
Fernando Duró
Qual a sua função na comissão técnica da Seleção Brasileira?
O José Neto (técnico do Flamengo e o outro assistente) é responsável pelo scout (levantamento das estatísticas) e por estudar o sistema dos adversários. Eu tenho a função de organizar o ataque e a defesa da Seleção e passar para o Rubén uma outra visão da partida, mais “fria”.
Fora do trabalho, vocês costumam passar o tempo livre juntos?
Temos uma relação profissional importante e uma relação pessoal na qual não temos de estar juntos para falar da vida. Temos muita química, sabemos o que o outro necessita. O Rubén é a única pessoa com quem compartilho o trabalho, a única pessoa de quem seria o assistente. Dividimos os mesmos princípios.