Os confrontos entre Eusébio e Pelé, vestindo as camisas de Benfica, Santos, Portugal e Brasil são clássicos e mais do que conhecidos. Porém, os eternos ídolos do futebol mundial também foram rivais nos EUA. Quando o brasileiro foi se aventurar no Cosmos, o Pantera Negra também foi para lá, e foram dois jogos. Um pelo Um pelo Boston Minutemen, e outro com a camisa do Las Vegas Quicksilvers, e um mais emocionante com a camisa do Boston Minutemen.
Esta partida teve superlotação, invasão de torcida, e gols dos dois astros (o de Pelé não valeu). Foi em junho de 1975, na Nickerson Field, na Universidade de Boston. O estádio suportava 14 mil pessoas, mas tinham mais de 20 mil torcedores.
Eusébio abriu o placar em cobrança de falta, e depois Pelé deixou o dele, mas o árbitro viu falta no lance e anulou. Por conta da discussão, a torcida invadiu o estádio para abraçar o brasileiro, e machucado, teve que ir para o vestiário, e acabou não vendo o Boston vencer na disputa de pênaltis.
Pelo Minutemen, Eusébio fez apenas oito jogos e dois gols. Além de Benfica, Boston e Las Vegas, ele atuou ainda por Monterrey, Toronto Metros-Croatia, Beira Mar, União de Tomar, New Jersey Americans e Bufallo Stallions.
Pelos seus clubes e seleções mais famosos, Pelé e Eusébio se enfrentaram quatro vezes. Duas por Benfica e Santos, na final do Mundial de Clubes (na época era Intercontinental com jogos de ida e volta), o Peixe venceu ambas. Isso além do amistoso em 1961, em que os brazucas venceram, mas o jovem Pantera Negra fez três. Por Portugal e Brasil, uma vitória para cada lado