Fotos: EFE
O meio de campo Iniesta, do Barcelona, foi ovacionado pela torcida do Espanyol no clássico da Catalunha - vencido pelo time azul e grená por 5 a 0. Durante o anúncio dos titulares do Barça, todos foram vaiados. Quando chegou a vez do autor do gol mais importante da história do futebol espanhol, os 40 mil torcedores ficaram de pé e aplaudiram o jogador.
Ao comemorar o gol que garantiu o primeiro título mundial da Espanha, Iniesta mostrou uma camisa em homenagem a Jarque, ex-jogador do Espanyol, que morreu há pouco mais de um ano. A torcida viu o gesto como uma atitude nobre, digna de respeito. A camiseta se encontra atualmente no museu do Espanyol.
Iniesta costuma ser aplaudido em quase todos os estádios espanhóis pelo histórico gol. As principais excessões são o Santiago Bernabéu, do Real Madrid, e o San Mamés, do Athletic Bilbao - um dos rivais mais violentos do Barcelona, que pertence a uma região que pede a separação da Espanha.
Jarque morreu de parada cardíaca, quando estava no quarto de um hotel falando com a namorada ao telefone, no dia 8 de agosto de 2009. O ex-jogador e Iniesta eram amigos.