Dois jogadores valorizados nos tempos das categorias de base, com passagens pelos times inferiores da Seleção Brasileira, estão em baixa no Grêmio. O volante Misael e o zagueiro Gerson estão treinando em horários alternados com o grupo principal e esperam negociações para encaminhar os seus futuros, já que não tem mais idade de júnior e nem constam no plantel oficial do clube. O atual momento do clube é de enxugar o elenco, e por isso os jogadores que não vem sendo aproveitados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo estão tomando rumo de outras equipes.
A situação mais próxima de tomar um encaminhamento é a do zagueiro. O Tricolor tem a opção de emprestar o defensor de 20 anos para o Angers, da segunda divisão da França. O clube já levou o meia Pessali, que foi emprestado e agora liberado para permanecer em definitivo. O empresário do jogador esteve na última semana reunido com os dirigentes gremistas e a negociação está caminhando. Gerson foi capitão de todas as categorias das seleções de base. O contrato com o Grêmio vai até o final de 2014.
Já no caso de Misael ainda não há nenhuma proposta concreta. A direção do Tricolor recebeu apenas consultas, segundo o assessor de futebol Marcos Chitolina. O volante está emprestado ao clube gaúcho até o meio de 2014, já que foi comprado por um investidor e agora está vinculado ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, do empresário Gustavo Arribas. Por isso, a necessidade de que o agente aceita a transferência. O que nem sempre acontece. E Misael, promessa da base do Brasil e muito elogiado por Ney Franco, quando treinador da Seleção Sub-20, pode acabar treinando em separado até o final de seu vínculo com o Tricolor gaúcho.
A ideia é valorizar os jogadores que são do Grêmio. Como Misael já está negociado, não interessa ao clube colocá-lo na vitrine, já que não renderá nenhum ativo futuro. Por isso, Matheus Biteco passou o jogador e hoje está no grupo principal, sendo citado por Vanderlei Luxemburgo como um dos garotos que podem receber chance durante o Brasileirão.