Dia 01/03/2016
04:23
Compartilhar

Chegou a hora do primeiro grande teste da Seleção Brasileira feminina de vôlei no ciclo olímpico da Rio-2016. Nesta sexta-feira, às 19h (de Brasília), na Arena Amil, em Campinas (SP), a equipe bicampeã olímpica encara a Polônia no primeiro jogo do Grand Prix 2013, colocando à prova uma invencibilidade de 17 partidas que vem desde a Olimpíada de Londres-2012.

A última derrota do time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães aconteceu ainda na primeira fase da Olimpíada. No dia 1 de agosto de 2012, a Seleção perdeu para a Coreia do Sul, por 3 sets a 0. A partir dali, o Brasil partiu rumo ao bicampeonato olímpico, passando por rivais complicados como Rússia, Japão e EUA na fase de mata-mata. Ao todo, foram cinco vitórias.

Este ano, a Seleção iniciou a temporada sem a maioria das suas estrelas. Com jovens revelações, como a ponteira Pri Dairot, faturou os títulos do Montreux Volley Masters, após cinco vitórias sem perder set, e do Torneio de Alassio, depois de três triunfos. Nas duas competições, enfrentou adversários tradicionais como a Rússia, China e a Itália.

A Seleção ainda venceu um amistoso contra as italianas e outros três contra a Holanda. No total, foram 60 sets disputados nos 17 jogos, com 51 ganhos e apenas nove perdidos.

– Chegou a hora do teste de fogo para a nossa equipe. Essa primeira semana vai ser complicada pois enfrentaremos três adversários que devem ir à fase final. Este Grand Prix vai ser uma avant-premiere do que vamos ver nos próximos anos até os Jogos de 2016 – afirmou Zé Roberto.

No Grand Prix, o treinador contará pela primeira vez na temporada com algumas estrelas, como a central Thaisa e a oposto Sheilla. Mas seu foco está também na aposta em novos talentos. Em Campinas, Pri Dairot terá nova oportunidade. Outra que ganha uma chance é a ponteira Gabi, a quem Zé Roberto teceu grandes elogios (veja abaixo).

Campeã da última Superliga com a Unilever, Gabi, que participou da primeira etapa do Grand Prix 2012, quer aproveitar a nova oportunidade na Seleção.

– Estou buscando o meu espaço, aprendendo cada dia mais. Esse já um teste para 2016 – disse Gabi, feliz com os elogios do treinador.


Bate-Bola:

José Roberto Guimarães
Técnico da Seleção feminina

O que esperar do Grand Prix?
A primeira fase vai ser muito difícil, com três rivais complicados. Porém, é bom começar logo de cara dessa maneira. Claro que pode gerar risco na classificação. Este será um Grand Prix que promete pois, pela primeira, vez teremos 20 equipes. E muitas delas são fortes. É a competição que abre o ciclo olímpico e deve marcar o aparecimento de novas jogadoras nessas seleções.

Como avalia o desempenho do Brasil até agora na temporada?
Foi importante a chegada de atletas novas. E mostramos uma parte técnica interessante, cometemos poucos erros e taticamente nos adequamos a todos os adversários. O que tenho gostado mais é do volume de jogo e da aplicação tática. Estamos trabalhando direito os contra-ataques. Não é um time alto, mas habilidoso tecnicamente. Porém, nos torneios de Montreux e Alassio, as equipes não estavam completas. Agora estarão.

Qual sua análise sobre a Gabi?
Ela parece que joga na Seleção há muitos anos. Não sentiu nada por ser jovem. Vi uma grande diferença grande da Gabi de 2012 para o deste ano. É um talento que está mais senhora de si, querendo jogo.


Grand Prix 2013:

Primeira semana:

Nesta sexta-feira: Brasil x Polônia (Campinas)
Sábado: Brasil x Rússia (Campinas)
Domingo: Brasil x EUA (Campinas)

Segunda semana:

9/8: República Dominicana. x Brasil (Porto Rico)
10/8: Brasil x Bulgária (Porto Rico)
11/8: Porto Rico x Brasil (Porto Rico)

Terceira semana:

16/8: Cuba x Brasil (Cazaquistão)
17/8: Brasil x Holanda (Cazaquistão)
18/8: Cazaquistão x Brasil (Cazaquistão)


Regulamento:

As vinte equipes
Brasil, Argélia, China, Cuba, Itália, Japão, Argentina, Alemanha, Bulgária, Polônia, Holanda, República Tcheca, Porto Rico, EUA, Sérvia, Rússia, Tailândia, Turquia, Cazaquistão e República Dominicana.

Primeira fase
As seleções disputam jogos dentro de grupos de quatro equipes cada, ao longo de três semanas. As cinco mais bem colocadas no geral se classificam à fase final. O Japão tem vaga garantida por sediar o evento. Com isso, seis equipes disputam a fase final.

Fase final
Será disputada em Sapporo (JAP), entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro. As seis equipes se enfrentam em turno único e fica com o título aquela que somar mais pontos nas cinco rodadas.

Siga o Lance! no Google News