Felipe Massa e Bruno Senna terão uma temporada decisiva na Fórmula 1, pois precisarão mostrar serviço para manterem as vagas de titular na Ferrari e na Williams. Na GP2, os brasileiros Luiz Razia e Felipe Nasr também terão ano fundamental para continuarem sonhando com a mais importante categoria do automobilismo.
Razia disputou as últimas três temporadas e ficou sempre entre o 11 e 13 lugares, com uma vitória em 2009. Para tentar, enfim, o inédito título para o Brasil, o baiano fechou com a Arden, dona de dez vitórias e – o mais importante – de propriedade de Christian Horner, chefe da Red Bull. Razia, que já foi piloto de testes de Virgin e Lotus, agora também faz parte do programa da equipe bicampeã da F-1.
– Já havia corrido pela Arden em 2008 na GP2 Asiática, quando cheguei a vencer uma corrida juntos. A equipe segue a mesma e o entrosamento voltou rapidinho. É um dos melhores times do grid. O carro é o mesmo do ano passado, por sua vez – disse Razia ao L!.
Já Nasr chega credenciado pelo excelente desempenho em 2011, quando foi campeão por antecipação da tradicional Fórmula 3 Inglesa, com sete vitórias. O brasiliense fechou com um time de peso, a Dams, atual campeã da GP2:
– Espero aprender os segredos da categoria e das novas pistas que vou enfrentar. Algumas dessas pistas eu já conheço da época da F-BMW em 2009, mas vai vai ser um desafio grande sair da zona de conforto em que eu estava nos últimos dois anos.
Ambos sabem que a concorrência dura, tanto na pista como nos patrocínios, faz parte da cada vez mais difícil tarefa de subir para a Fórmula 1 - desde a criação da GP2, há sete anos, apenas o campeão de 2008 (Giorgio Pantano) não obteve vaga de titular na categoria no ano seguinte.
– Tenho uma nova casa e espero melhorar minha pilotagem e provar meu valor. Na Dams, com um companheiro forte e experiente, estou no lugar certo – finalizou Nasr, que será parceiro do italiano Davide Valsecchi, ex-companheiro de Razia.
Terça-feira, nos testes em Barcelona, porém, os brasileiros tiveram problemas: Nasr foi 19º de manhã após sair da pista e 15º à tarde, enquanto Razia se sentiu mal e não andou.
A temporada começará no dia 24, no circuito de Sepang (MAL).