As declarações em tom provocativo do goleiro Aranha na véspera da partida contra o Guarani não ficaram barato para o santista. Nesta quarta-feira, antes da partida entre Santos e Bugre, no Brinco de Ouro, o goleiro foi hostilizado pelos torcedores locais quando entrou no gramado para fazer o aquecimento. Em entrevista coletiva na última terça-feira, no CT Rei Pelé, Aranha disse que nunca perdeu para o rival quando defendia a Ponte Preta e que o Guarani tinha lhe rendido muitos bichos (premiações).
Assim que Aranha foi avistado das arquibancadas, os xingamentos começaram. Palavrões dos mais variados foram proferidos, no mesmo instante em que o serviço de alto falante do estádio alertava os torcedores: "Caros torcedores, para sua segurança, suas atitudes estão sendo monitoradas por câmera". O coro contra Aranha se estendeu durante toda a presença do goleiro em campo.
Mas não foi só dentro do Brinco que os jogadores do Santos foram hostilizados. Na chegada das equipes ao estádio, também houve manifestação, porém com uma gafe. Isso porque, avistando a chegada de um ônibus, os torcedores do Guarani presentes nos arredores do estádio acreditaram ser do Peixe e iniciaram os xingamentos. No entanto, era na verdade a delegação do Bugre chegando em ônibus sem identificação. A "falha" só foi "corrigida" quando passou o veículo que transportava o Alvinegro, dessa vez com um funcionário do Santos à frente. Os bugrinos não perdoaram.