Se antes o pedido vinha dos torcedores para o campo, agora ele sai do coração do gramado para as arquibancadas. Cientes de que o momento não é bom e que toda ajuda é necessária, os jogadores do Fluminense clamam pelo incentivo dos tricolores no confronto deste sábado contra o Bahia, no Maracanã. E que “apoiem até o fim”! O LANCE!Net transmite a partida em tempo real, a partir das 18h30.
– É uma parceria e, agora, mais do que nunca, precisamos que eles compareçam ao Maracanã, gritem e nos apoiem até o fim – disse Fred, com exclusividade ao LANCE!Net.
O atacante estará fora de ação por um bom tempo, devido a uma lesão na coxa direita. Mesmo assim, brigará para participar de tudo e motivar os colegas na luta para afastar o Flu da zona de rebaixamento.
– Sempre que for possível e meu tratamento permitir, vou ao estádio e à concentração. Quero participar de tudo e tentar fazer o máximo possível por eles, que sempre fizeram muito por mim também – disse.
O Fluminense está à beira da zona de rebaixamento. Uma vitória sobre o Bahia hoje, na última rodada do primeiro turno, seria o primeiro passo rumo a dias melhores na segunda metade do Campeonato Brasileiro. Visando maior engajamento dos tricolores, o clube lançou uma campanha para os próximos compromissos no Maracanã e baixou o preço dos ingressos. A expectativa é de que a média de público fique perto de 20 mil pessoas.
Eterno tricolor, Nelson Rodrigues uma vez disse: “Quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem”. Não é necessário tanto. Apenas que o time seja apoiado até o fim.
Situação mais fácil que 2009
Apesar do reconhecimento de que o momento do Fluminense neste Campeonato Brasileiro não é nada fácil, a situação do time é bem mais tranquila do que a enfrentada em 2009. Naquela temporada, o Flu passou quase toda a competição na zona de rebaixamento e tinha apenas 2% de chances de evitar a queda, a 11 rodadas do fim. A arrancada histórica. Em 2013, o Flu está fora da zona de perigo e só depende das próprias forças para se afastar da zona perigosa.
Referência à faixa ‘Lutem até o fim’
O pedido do atacante Fred, para que a torcida grite e apoie o Fluminense até o fim, remeteu involuntariamente à famosa faixa “Lutem até o fim”, criada pelo tricolor Lauro Cernicchiaro, ainda em 2009.
O professor de Educação Física criou a faixa para incentivar o Flu na luta contra o rebaixamento durante o Campeonato Brasileiro de 2009. Ela foi apresentada pela primeira vez num jogo contra o Corinthians (empate em 1 a 1). O Tricolor conseguiu o improvável nas últimas rodadas (veja melhor acima) e a mensagem se tornou um dos grandes símbolos do Time de Guerreiros.
Desde então a faixa apareceu em momentos importantes nos últimos anos, seja em treinos ou jogos. Ela serviu de inspiração para o título do Brasileirão de 2010, para os jogos dramáticos da Libertadores de 2011 e também na campanha vitoriosa de 2012. A faixa foi exibida recentemente às vésperas do jogo contra o Olimpia (PAR), em maio.
Apelo: parte de estratégia
O Fluminense lançou nesta semana a campanha “Vem pro Jogo, Jogue Junto”, que promoverá uma série de ações para aumentar a participação dos torcedores. A primeira delas foi a redução do preço dos ingressos para os três próximo jogos no Maracanã.
– O torcedor também faz parte do time. Nós temos um Fluminense que vai além dos jogadores, envolve todos nós. O time de guerreiros é em função da torcida – explicou o vice-presidente de marketing do clube, Idel Halfen.
Com a palavra - Idel Halfen
Vice-presidente de marketing do Fluminense
'O objetivo principal é trazer o torcedor'