O Fluminense entra em campo nesta quarta-feira para encarar a Portuguesa, no Canindé, às 22h, em jogo adiado da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, com dois objetivos: assumir a liderança da competição - e se manter nela durante a pausa para a Copa das Confederações - e manter a invencibilidade de cinco anos contra os paulistas.
A última derrota do Flu para a Lusa foi em 2008, no mesmo local do jogo desta quarta-feira, por 3 a 1. O Tricolor saiu na frente com um gol do argentino Conca (atualmente no Guangzhou Evergrande-CHI), mas sofreu a virada com dois gols do atacante Jonas (que hoje joga no Valência-ESP) e um do meia Preto.
VEJA TAMBÉM
- Projeto liderança! Flu visita a Lusa com objetivo de ser líder antes da pausa
- Excluído da Timemania, Fluminense volta a enfrentar atraso de salários
De lá pra cá, foram cinco jogos e cinco vitórias do time carioca. No Brasileirão do ano passado, o Flu goleou os paulistas no Engenhão, por 4 a 1. Em São Paulo, nova vitória tricolor, dessa vez por 2 a 0, gols de Jean e Wellington Nem, triunfo que manteve o time forte na busca pelo Tetra.
Ao todo, Fluminense e Portuguesa enfrentaram-se em 64 oportunidades e a vantagem é dos cariocas, que venceram 27 vezes, contra 17 triunfos da Lusa e 20 empates.