Embora a negociação com Diego Cavalieri, goleiro do Cesena (ITA), esteja bem encaminhada, o Fluminense trabalha em sigilo para reforçar ainda mais o seu sistema defensivo. Lugano, do Fenerbahçe (TUR), e Miranda, do São Paulo, são os sonhos de consumo para a temporada de 2011. No entanto, a negociação para contratar um dos dois zagueiros é considerada muito difícil.
Os dois nomes contam com o aval de Muricy Ramalho, que os comandou no São Paulo. Lugano é um sonho antigo do Fluminense e de Celso Barros, principal investidor do clube. O presidente da Unimed inclusive teve contato recente com o uruguaio, que teria interesse em voltar a trabalhar com Muricy e disputar a Libertadores outra vez. A vontade do atleta e do Tricolor esbarra no Fenerbahçe.
Lugano tem contrato até 2013, é o capitão da equipe e sua multa rescisória seria de cerca de R$ 12 milhões. No início do ano e no período da Copa do Mundo, o Fluminense, a pedido de Muricy, já havia levantado a situação de Lugano. Pelo visto, o interesse não diminuiu. Ao mesmo tempo, o Flu trabalha com o nome de Miranda, que ficará sem contrato com o São Paulo no fim de junho de 2011.
O zagueiro recusou a primeira proposta de renovação oferecida pelo clube paulista. Para continuar, ele fez uma contraproposta: um contrato de quatro anos e salário de nível europeu. O Fluminense acompanha o caso atentamente. Mesmo ciente do alto custo do investimento, a diretoria tricolor se mantém, silenciosamente, na disputa. Assim como no caso de Lugano, Muricy Ramalho é um dos trunfos para convencer Miranda a se transferir para o Rio de Janeiro em 2011.
Do meio de campo para a frente, o Fluminense conta com o milionário Quarteto Tricolor, formado por Deco, Conca, Emerson e Fred. A prioridade agora é reforçar a defesa com nomes de peso para a Libertadores e o Brasileiro. Talvez por isso, o clube tenha deixado de lado negociações como a de Richarlyson.
GALO LEVA A MELHOR
Além de Richarlyson, que acertou na sexta-feira com o Atlético Mineiro, o Fluminense pode perder outro possível reforço para o Galo: Wesley, meiaatacante, de 29 anos, que defendeu o Grêmio Prudente no Brasileiro.
CAVALIERI JÁ CONVERSA POR LIBERAÇÃO
O goleiro Diego Cavalieri, que está na mira do Fluminense para a temporada de 2011, passou o dia de sexta-feira inteiro tentando resolver sua liberação junto ao Cesena, da Itália, equipe que defende atualmente. Ele tem um acordo verbal com o presidente do clube italiano e, caso a palavra seja mantida, pode desembarcar no Brasil no domingo ou, no mais tardar, na segunda-feira para acertar os últimos detalhes.
Entre o Tricolor e o arqueiro, as conversas já estão bem encaminhadas. Santos e Flamengo, que eram os concorrentes, já desistiram do negócio, e o caminho acabou ficando livre para o clube das Laranjeiras.
O temor entre as partes é de que o Cesena não cumpra o prometido e só aceite liberá-lo em troca de uma compensação financeira. Vale lembrar que, a princípio, Diego tem contrato até o meio de 2011.