Dia 27/10/2015
22:07
Compartilhar

Você conhece A Banda Mais Bonita da Cidade? Há exatamente três semanas, um grupo de jovens amigos residentes em Curitiba postou no YouTube o clipe da música "Oração". Até esta terça-feira, quase 5 milhões de acessos e os até então anônimos músicos se tornaram celebridades de televisão, jornais e revistas.

Ok, mas o que eles têm a ver com a Seleção Brasileira? Ao mesmo tempo em que o time de Mano Menezes vai encarar a exigente torcida paulista, o grupo se apresentará pela primeira vez após o "boom" virtual. E a apenas dois quilômetros do Pacaembu, na tradicional Rua Augusta.

Na véspera dos shows, os músicos receberam a reportagem do LANCENET! na casa de outra banda amiga, a Sabonetes, na Zona Oeste de São Paulo. E mostraram que, apesar da distância com o futebol, têm dicas valiosas para a Seleção conquistar a simpatia da galera.

L! Entrevista: Bate-papo com a Banda Mais Bonita da Cidade


A palavra mais citada foi "alegria". Na opinião do grupo, é o trunfo do vídeo de seis minutos, gravado em plano-sequência (sem cortes), que os transformou em febre virtual, e também pode ser a arma dos comandados de Mano diante da Romênia.

- Quando fizemos o vídeo, nos divertimos muito, estávamos felizes por estar ali. E seria muito bom ver essa alegria no futebol, a brincadeira do Garrincha, que entortava o marcador. O Neymar passa um pouco dessa imagem de alegria, espontaneidade. É preciso ter prazer de estar em campo, como nós tivemos - compara o baterista gaúcho Luis Bourscheidt, mais fanático do grupo, torcedor do Internacional e do Lajeadense.

O senso coletivo também é obrigatório para que a Seleção ganhe o coração do Pacaembu, tal qual a Banda arrebatou acessos na internet. O guitarrista Rodrigo Lemos garante que uma falha individual ou qualquer integrante fora do espírito dos demais, prejudica a equipe. E Leo Fressato, compositor do maior sucesso, também dá o caminho para evitar as vaias que ecoaram no Serra Dourada após o empate sem gols contra a Holanda.

- As pessoas percebem que somos um time e quando veem um grupo se relacionando de forma honesta, é difícil não ser tomado por esse clima se houver calor humano no coração.

Os jovens, entre 24 e 29 anos, têm vida nova. Antes do clipe, haviam feito míseros dois shows em cinco anos e tinham projetos pessoais. A vocalista Uyara Torrente, por exemplo, é atriz e está prestes a gravar um filme de terror. Agora, se desdobram para cumprir os compromissos.

A mudança repentina se parece com a de alguns jogadores, pobres na infância e milionários na adolescência. Para isso, a banda recomenda pés no chão.

- Passamos duas semanas dando entrevistas e nos esquecemos de ensaiar. Essa é nossa prioridade, somos uma banda. Temos que ter disciplina, dormir, cuidar da voz - cobrou a vocalista.

A lembrança de maior carinho em relação à equipe brasileira é a Copa do Mundo de 1994, quando ainda crianças viram o primeiro título mundial. Ronaldo ainda era Ronaldinho, mero coadjuvante, campeão sem em entrar em campo aos 17 anos. Agora, enquanto o Fenômeno der os últimos chutes de uma carreira gloriosa, a banda fará os primeiros acordes de uma promissora trajetória.

Para que haja aplausos tanto no Pacaembu quanto no Studio SP, palco da apresentação, os músicos também sabem a receita na ponta da língua. Da mesma forma que os jogadores precisam esbanjar alegria, espontaneidade, disciplina e a simplicidade da música que está na cabeça de muita gente, os torcedores têm de colaborar.

O tecladista Vinicius Nisi alerta que é muito melhor subir ao palco (gramado) ciente de que o público está ao seu lado, e não sob pressão de provar, a cada cançao (jogada), sua capacidade. E Fressato, rapaz que começa a cantarolar a "Oração" pela casa do clipe, usa poesia para pregar a paz entre time e torcida.

- É impossível ignorar a presença do público. É como cumprimentar alguém, um está lá pelo outro. As artes ao vivo têm de ser compartilhadas, senão o cara vai ao cinema, compra um CD ou vê o jogo pela televisão. Então digam um ao outro: vamos juntos, me dê a mão.

Pelo visto, existe uma oração pra salvar a Seleção...

Siga o Lance! no Google News