A temporada 2014 da NBA reservou espaço aos líderes em suas finais de conferência. O San Antonio Spurs liderou a Conferência Oeste na temporada regular e enfrenta seu vice na fase, o Oklahoma City Thunder. No lado Leste, o líder Indiana Pacers pega o segundo colocado, Miami Heat.
O embate entre as quatro melhores equipes da fase regular não acontecia há nove temporadas. Na última vez que as quatro melhores equipes da temporada regular se enfrentaram nas finais de conferência, duas eram as mesmas deste ano: Heat e Spurs.
O Miami Heat, líder do leste, enfrentou e venceu o Detroit Pistons, enquanto o Phoenix Suns, primeiro no oeste, foi batido pelo San Antonio Spurs. Na final, o Spurs se sagrou campeão de 2004-2005.
Deixando claro o equilíbrio das finais de conferência deste ano, nas últimas três temporadas, os quatro times nas finais, foram representados por: Miami (3 vezes), San Antonio (2), Oklahoma (2) e Indiana (1).
A primeira partida da final da conferência oeste está marcada para este domingo, às 16h30 (horário de Brasília), quando o Heat visitará o Pacers. Já pela conferência leste, o Oklahoma jogará a primeira fora de casa, contra o Spurs, às 22h, na segunda-feira.
LeBron James e Paul George lideraram suas equipes durante a temporada regular e até às finais da Conferência Leste da NBA (Foto: AFP)
Indiana Pacers (1) x Miami Heat (2)
O jogo tem como destaque a força ofensiva do Miami Heat que, nos playoffs, venceu oito partidas e perdeu apenas uma, enquanto o Pacers precisou de sete jogos para eliminar o Atlanta e seis para passar pelo Washington.
No Miami, o trio LeBron James, Dwayne Wade e Chris Bosh segue em alta, James, por exemplo, já marcou 270 pontos em nove jogos, uma média de 30 por partida. Juntos, os três combinam para uma média de 62 pontos por jogo.
No Indiana, o destaque segue sendo o ala Paul George, com média de 21 pontos por partida, ele vem impulsionando o Pacers às vitórias, com o auxílio de David West, Roy Hibbert e George Hill.
Na temporada regular, o Pacers liderou a conferência leste, com 56 vitórias, contra as 54 do Heat. Também na primeira fase, as equipes se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado, sendo que somente os mandantes venceram nos duelos.
Tony Parker e Kevin Durant são os líderes em pontos do San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder, respectivamente, nos playoffs da NBA (Foto: AFP)
San Antonio Spurs (1) x Oklahoma City Thunder (2)
O equilíbrio do Spurs na temporada chamou a atenção. A equipe, coesa em quadra, venceu oito partidas nos playoffs e perdeu quatro, eliminando o Dallas em sete jogos e o Portland em cinco, enquanto o Thunder teve o mesmo número de vitórias, mas uma derrota a mais, passando por Memphis em sete partidas e pelo Clippers em seis.
No San Antonio, o armador francês Tony Parker vem sendo a força da equipe. Com média de 19 pontos por jogo, Parker liderou o quesito nas duas séries que o time disputou, contra Dallas e Portland.
No Oklahoma, o destaque é o MVP da temporada, Kevin Durant. O ala vem formando dupla ofensiva afiada com o armador Russel Westbrook, com médias que fazem jus ao seu título de melhor: 31 pontos, 9 rebotes e quatro assistências. Westbrook não fica muito atrás, com 26 pontos de média, oito assistências e mesmo número em rebotes.
Na primeira fase, o Spurs liderou a conferência oeste e a liga, com 62 vitórias, três a mais que o Thunder. Porém, nos duelos entre si, o Thunder levou a melhor, com quatro vitórias nos quatro confrontos: vitórias em San Antonio por 113 a 100 e 111 a 105 e triunfos em Oklahoma, por 106 a 94 e 94 a 88.