A Força Nacional e o Exército brasileiro reforçam a segurança no entorno do Castelão horas antes do duelo entre Nigéria e Espanha, que acontece às 16h deste domingo, em Fortaleza (CE), pela última rodada do grupo B da Copa das Confederações.
Este efetivo extra foi acionado quatro dias depois dos arredores do estádio viverem clima de guerra antes da vitória do Brasil sobre o México, em 19 de junho, quando houve confronto com a polícia. Bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha foram utilizadas aos montes para conter cerca de 50 mil pessoas, estimativa de público feita pela Polícia Militar.
De acordo com o coronel Carlos Ribeiro, comandante da capital cearense, os carros do Exército e da Força Nacional estão circulando para "mostrarem mais presença" do policiamento.
Por volta das 15h deste domingo, cerca de 300 pessoas estavam obstruindo o trânsito na Avenida Alberto Craveiro e caminhando no sentido do Castelão. O ponto de encontro dos manifestantes foi em frente à Praça do Makro, mesmo local no jogo da Seleção Brasilleira, a cerca de 3 km do Castelão. No entanto, o contingente desta tarde é bem menor e com aparência mais jovem. Alguns bebem pinga e outras bebidas alcoólicas.
Outra diferença é que, em um ponto mais à frente, onde começou o confronto na última quarta-feira, não há grades que impeçam a passagem das pessoas sem ingresso para a partida entre espanhóis e nigerianos. Pelo menos por enquanto.