Dia 01/03/2016
03:51
Compartilhar

Espanha e França chegaram ao Campeonato Europeu de basquete como as duas principais candidatas ao título. Ambas as seleções estão nas quartas de final do torneio, que serão disputadas a partir desta quarta-feira. As duas também apresentaram uma certa inconsistência até aqui, mas seguem como as favoritas.

Atual bicampeã da competição europeia, a Espanha compete sem alguns de seus principais jogadores: os pivôs Pau Gasol, do Los Angeles Lakers, e Felipe Reyes, do Real Madrid, e o ala-armador Juan Carlos Navarro, do Barcelona. Além das três baixas por lesões, a equipe também não conta com o pivô naturalizado Serge Ibaka, do Oklahoma City Thunder, que alegou cansaço muscular e pediu dispensa.

Mesmo com o time desmantelado, a Espanha liderou o Grupo C da rodada inicial, vencendo quatro das cinco partidas - perdeu apenas para a forte equipe da Eslovênia. Na segunda fase, porém, a "Fúria" foi bastante irregular e perdeu dois dos três jogos disputados - derrotas para Grécia e Itália e vitória sobre a Finlândia. Mesmo assim, se classificou na quarta colcoação do Grupo F, com a última vaga.

Nas quartas de final, os espanhóis vão encarar a equipe líderou o Grupo E na segunda fase e que é a mais jovem do torneio: a Sérvia, que tem média de 24,2 anos apenas, mas aposta no veterano pivô Nenad Krstic, ex-jogador do Thunder, para avançar.

Já a Espanha conta com Marc Gasol, eleito melhor defensor da NBA e que neste torneio europeu também vem sendo destaque ofensivo. Com médias de 13,8 pontos e oito rebotes, o pivô do Memphis Grizzlies é o mais regular da equipe espanhola.

França encara os donos da casa

A França teve campanha semelhante à dos espanhóis. Na primeira fase, perdeu uma para a Alemanha e na segunda rodada perdeu outras duas, para Lituânia e Sérvia. O time ainda terá uma dura missão nas quartas, ja que enfrenta a Eslovênia, que joga em casa.

O anfitrião tem como grande aposta o armador Goran Dragic, do Phoenix Suns, que é o grande ídolo da torcida local. Ele obtem médias de 15,3 pontos e 4,4 assistências e ainda conta com o auxilio de seu irmão, o ala Zoran Dragic.

Já a França, como não poderia ser diferente, tem no armador Tony Parker, do San Antonio Spurs, sua principal arma. Aliás, o duelo de armadores será a grande atração do encontro entre franceses e eslovenos. Na França ainda vale ficar de olho no ala-armador Nicolas Batum, e no pivô Aleix Ajinca.

O torneio europeu oferece seis vagas para a Copa do Mundo de basquete, que será em 2014, na Espanha. Por ser o país-sede, o time de Marc Gasol já está garantido no Mundial.

Confira as equipes titulares das favoritas França e Espanha

Espanha:
Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves)
José Calderón (Dallas Mavericks)
Rudy Fernández (Real Madrid)
Víctor Claver (Portland Trail Blazers)
Marc Gasol (Memphis Grizzlies)

França:
Tony Parker (San Antonio Spurs)
Nicolas Batum (Portland Trail Blazers)
Mickael Gelabale (Khimki)
Boris Diaw (San Antonio Spurs)
Alexis Ajinca (Strasbourg)

Veja a agenda das quartas de final

18/09 (quarta-feira)
Sérvia x Espanha - 12h30 (de Brasília)
Eslovênia x França - 16h

19/09 (quinta-feira)
Croácia x Ucrânia
Lituânia x Itália

Siga o Lance! no Google News