Dia 28/10/2015
05:13
Compartilhar

Quais os jogadores do Fluminense mais pedidos na Seleção Brasileira? Diego Cavalieri, Fred e até Wellington Nem. Mas nenhum deles está lá. O único representante do líder do Campeonato Brasileiro na recente lista de Mano Menezes é Thiago Neves. Mesmo sem ser o protagonista da campanha tricolor, ele tem dado motivos para seguir no grupo canarinho.

Esta é a terceira vez que ele é lembrado pelo técnico da Seleção. Muito por conta do bom desempenho tático que vem apresentando no Flu, a ponto de ser elogiado por Abel Braga rotineiramente. Além disso, tem a versatilidade para atuar em diferentes posições no meio-campo, estilo que Mano costuma procurar.

– Mano Menezes tem percebido essa nova função. Venho fazendo algo que nunca fiz, que é ser esse jogador tático, e estou feliz por ajudar desta maneira o Fluminense a ficar na briga por mais um título Brasileiro – afirmou o camisa 10.

Mas o comprometimento dele não tem se restringido apenas ao posicionamento. Em suas entrevistas e em campo, ele tem se mostrado um jogador fundamentalmente preocupado com o coletivo e os resultados, e não com o brilho individual. Apesar dos poucos minutos jogados, o esforço feito nos treinos com a Seleção em 2012 agradou a comissão técnica.

– Procurei aproveitar ao máximo e acho que fui bem nos treinos. Sabia que era uma chance de continuar sendo convocado. Acho que o Mano e o Sidney (auxiliar técnico) viram e gostaram. Agora é continuar fazendo a mesma coisa. Quando convocado, sempre me doarei para representar meu país – disse o apoiador.

Há também o fator personalidade. Thiago Neves geralmente vai bem em situações complicadas, como decisões e clássicos, e é uma pessoa descontraída. Perfil que se encaixa no atual grupo e que serve de referência para os mais jovens.

No Superclássico das Américas cancelado, Thiago Neves seria titular. Ao menos, foi alvo de brincadeira do treinador e convocado de novo. Pelo jeito, está bem na fita com Mano.

Influência de Abel na parte tática

O desenvolvimento tático de Thiago Neves e as consequentes convocações para a Seleção Brasileira estão relacionados ao trabalho feito por ele no Fluminense, de acordo com as orientações do técnico Abel Braga. Dele tem sido pedida uma movimentação por todo o ataque (mas principalmente pela esquerda), além do acompanhamento do lateral adversário.

– Tenho jogado taticamente a pedido do Abel e vivo um dos momentos mais especiais da carreira. Me entrego para o time. Meu posicionamento ajuda a dar mais espaço para Wellington Nem e Fred aparecerem. Sem o apoio do Fluminense e dos meus companheiros, nada disso estaria acontecendo – comentou.

Ao praticar um futebol mais simples e menos individualista do que o do passado, o jogador já foi criticado diversas vezes pela torcida tricolor ao longo da temporada. Mas Thiago Neves é o líder de assistências do Flu em 2012, com 14 no total, sendo oito pelo Brasileirão, e nove gols marcados no ano (cinco no campeonato nacional). Ele é o vice-artilheiro na temporada, ficando apenas atrás de Fred, que tem 26.

– Em alguns jogos, acabo sendo vaiado porque o torcedor espera ver gols e lances de efeito, espetáculo por eu ser o camisa 10 – disse.

Caso diferente dos outros

Enquanto Thiago Neves não se destaca individualmente pelo Fluminense no Brasileirão, mas segue sendo convocado, os principais protagonistas do time no campeonato são, no momento, cartas fora do baralho de Mano Menezes.

Caso do goleiro Diego Cavalieri, candidato a craque da competição. O técnico da Seleção Brasileira já elogiou o camisa 12 do Flu diversas vezes, mas garantiu estar satisfeito com os atuais nomes para a posição (no caso, Diego Alves e Jefferson).

A situação de Fred é mais complicada. Recentemente, o atacante concedeu uma entrevista coletiva e afirmou não acreditar mais em convocações enquanto Mano Menezes for o treinador. Por sua vez, o comandante da Seleção, que até já evitou pronunciar o nome do jogador, declarou que não o tem chamado por questão técnica. Já Wellington Nem não é lembrado desde setembro.

Os jogos de Thiago Neves pela Seleção

1- Brasil 1 x 0 Suécia
Estreia de Thiago Neves pela Seleção Brasileira, no dia 26 de março de 2008.

2- Brasil 1 x 0 Bélgica
Entrou aos 30 minutos da etapa final na estreia na Olimpíada (7/8/2008).

3- Nova Zelândia 0 x 5 Brasil
Lançado aos 28 minutos da etapa final. Foi discreto no dia 10 de agosto.

4- China 0 x 3 Brasil
Melhor atuação pela Seleção Brasileira. Jogou os 90 minutos e anotou dois gols. A data 13/8/2008 foi marcante para ele.

5- Brasil 2 x 0 Camarões
Foi a campo aos 21 do segundo tempo. Vitória na prorrogação (16/8/2008).

6- Brasil 0 x 3 Argentina
Caiu na semifinal. Entrou no segundo tempo e foi expulso (19/8/2008).

7- Brasil 1 x 0 Romênia
Depois de quase três anos longe, Thiago Neves voltou a defender a Seleção. Ele foi lançado por Mano Menezes aos 31 minutos da etapa final na despedida de Ronaldo, no Pacaembu (7/6/2011).

8- Brasil 2 x 1 Argentina
Thiago teve bom desempenho no jogo de ida pelo Superclássico das Américas de 2012, no Serra Dourada (19/9/2012).

9- Brasil 6 x 0 Iraque
Novamente lembrado por Mano, desta vez foi para a Seleção sem limitações. Jogou e pôde aproveitar um pouco da goleada (11/10/2012).

10- Brasil 4 x 0 Japão
Última partida de Thiago Neves pela Seleção Brasileira. E foi a mais curta delas. Mano lançou o meia só aos 43 minutos da etapa final. Pelo menos, ele foi convocado de novo (16/10/2012).

Siga o Lance! no Google News