Eduardo Bandeira de Mello (Chapa Azul) é o novo presidente do Flamengo com 1.414 votos. O candidato da Chapa Azul venceu a eleição presidencial nesta segunda-feira, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea. O novo mandatário ficará no comando do clube no triênio 2013-2015. A posse está prevista para acontecer no primeiro dia útil de janeiro de 2013.
- Nação rubro-negra e sócios do Flamengo. Gostaria primeiramente de agradecer a todos. Também quero agradecer ao Wallim Vasconcellos, essa vitória é dele. Quero agradecer à minha cúpula e à equipe da Chapa Azul, foram importantes em todo esse processo. Esse momento é muito especial para a minha vida. E, claro, também quero agradecer ao nosso maior ídolo, Zico - afirmou Eduardo Bandeira de Mello, novo presidente do Flamengo, no primeiro discurso após o final da apuração.
A atual presidente, Patricia Amorim (Chapa Amarelo Ouro), não conseguiu se reeleger, conquistando apenas 914 votos. Jorge Rodrigues (Chapa Rosa) foi o terceiro lugar da eleição, contabilizando 347 votos. A eleição teve um total de 2.675 eleitores, batendo o recorde da eleição realizada em 2009, quando apenas 2.342 sócios compareceram para exercer o direito de voto.
As pesquisas de boca de urna divulgadas ao longo do dia já indicavam a vitória de Eduardo Bandeira de Mello no pleito rubro-negro. A margem de votos para a segunda colocada, Patricia Amorim, foi grande em todas as parciais. Inclusive, a atual mandatária admitiu a derrota logo após o fechamento da primeira urna, abraçando o presidente eleito. Logo após, Patricia Amorim concedeu uma entrevista coletiva e saiu das dependências da Gávea.
Novo presidente dá liberdade à Zico, mas não garante Dorival e Zinho
O DIA DA ELEIÇÃO
O clima na Gávea desde às 8h desta segunda-feira, quando começou a votação presidencial, foi bastante tranquilo até a hora do anúncio do vencedor. O presidente eleito Eduardo Bandeira de Mello votou nas primeiras horas da manhã, quase simultaneamente a Patricia Amorim. O terceiro colocado, Jorge Rodrigues, votou por volta das 16h10.
Durante as 13 horas de votação, Eduardo Bandeira de Mello, Patricia Amorim e Jorge Rodrigues ficaram na entrada do Ginásio Hélio Maurício, onde os eleitores chegavam para votar. Os três abordavam os sócios que aparentavam estar indecisos na escolha do novo presidente, tentando a qualquer custo conquistar o eleitor e crescer no número de votos totais.
Vários nomes importantes da história do Flamengo compareceram à Gávea ao longo do dia para exercer o direito de voto e apoiar os seus candidatos. O nadador Cesar Cielo, que foi contratado por Patricia Amorim, ficou na sede do clube no período da tarde para angariar votos à candidata pela Chapa Amarelo Ouro, mesmo sem ser sócio rubro-negro.
Pouco antes, o maior ídolo do Flamengo, Zico, que apoiou publicamente o eleito Eduardo Bandeira de Mello, compareceu para votar. Os ex-jogadores Junior e Nunes seguiram o mesmo destino. Dirigentes e ex-dirigentes do clube, como Helio Ferraz, Luiz Augusto Veloso, Marcio Braga e Kleber Leite também compareceram ao longo do dia para votar.
Na apuração, após a divulgação do resultado da primeira urna, o hino do Flamengo foi cantado pela maioria dos torcedores presentes no ginásio. Logo após a segunda urna ser divulgada, gritos de guerra também foram ouvidos. E após o anúncio oficial, com a divulgação do resultado da terceira e última urna, Eduardo Bandeira de Mello foi levantado por integrantes da Chapa Azul, que comemoraram a vitória no pleito. Uma coletiva de imprensa da Chapa Azul está prevista para acontecer nesta quinta-feira.