Dia 01/03/2016
00:30
Compartilhar

No retorno ao palco da vela nos Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, em 2012, a equipe brasileira de vela segue na disputa pela definição das vagas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Na raia em Weymouth, as duplas das classes 49er e 470 masculina terão um novo capítulo no duelo pela classificação olímpica em mais uma etapa da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF). Nesta terça-feira, os velejadores treinam na raia. As regatas começam na quarta-feira.

Para definir os representantes na Rio 2016, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) adotou o critério de avaliação do desempenho nas principais competições nacionais e internacionais em 2013,2014 e 2015. Por meio de análises dos resultados, o Conselho Técnico da Vela (CTV) define o representante. Em caso de dúvida, a Copa Brasil de Vela, no Rio, em dezembro, servirá como seletiva final.

Na classe 49er, Marco Grael e Gabriel Borges disputam a vaga com Dante Bianchi e Thomas Lowbeer.

- Estamos na 16ª posição do ranking mundial. A expectativa é tentar superar essa marca da melhor maneira possível. Estamos treinados e confiantes pra isso. A disputa da vaga olímpica é acirrada, nossos adversários são fortes e nos motivam para melhorar, mas estamos confiantes e vamos lutar até a última gota de sangue - afirmou Gabriel.

Na 470, Henrique Haddad e Bruno Bethlem duelam com Geison Mendes e Gustavo Thiesen.

- Temos a expectativa de melhorar nosso desempenho e retomar os bons resultados. Nos dois últimos eventos poderíamos ter velejado muito melhor. As duas duplas vêm evoluindo bastante, escolhendo caminhos distintos em relação à metodologia de treinamento e escolha de equipamento. Porém, a decisão sobre o representante na Olimpíada está aberta - declarou Geison.

Já estão garantidos na Rio 2016 por conta dos resultados obtidos nas principais competições em 2013, 2014 e 2015: Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49erFX, Jorge Zarif, na Finn, Patrícia Freitas, na RS:X feminina, Ricardo Winick Santos, o Bimba, na RS:X masculina, e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, na 470 feminina.

Destes, estarão em Weymouth as atuais campeãs mundiais Martine e Kahena, Jorge Zarif e Bimba. Completam a Equipe Brasileira de Vela Bruno Fontes, na Laser; Gabriel Bastos, na RS:X masculino; Maria Cristina Boabaid, na Laser Radial; e Bruna Martinelli, na RS:X feminina.

Em 2015, a equipe brasileira de vela já faturou cinco medalhas nas etapas da Copa do Mundo. Em Miami, nos Estados Unidos, Martine e Kahena ganharam o bronze. Em Hyères, na França, a dupla da 49erFX ficou com a prata, enquanto Fernanda Oliveira e Ana Barbachan conquistaram o ouro na 470 feminina. Robert Scheidt, na Laser, e Patrícia Freitas, na RS:X feminina, ficaram com o bronze.

Siga o Lance! no Google News