Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Diário de viagem: o futebol é, sem dúvidas, uma das maiores invenções humanas

Escrito por

Na manhã desta quinta-feira, poucas horas depois da eliminação do Botafogo da Copa Libertadores, concretizada com a derrota para o San Lorenzo, por 3 a 0, no Estádio Nuevo Gasómetro, a cidade de Buenos Aires amanheceu paralisada pela greve geral convocada pelas centrais sindicais. Não há ônibus, trêns ou metrôs em circulação. Os voos nos aeroportos podem ser cancelados, inclusive o meu. Só Deus sabe como e quando será a volta para o Rio de Janeiro. Mas vamos ver.

É grande a sensação de ver um país se mobilizar em busca de melhorias. E olha que não são poucas as que eles necessitam, assim como nós, brasileiros.

Sobre o jogo de quarta, havia uma grande preocupação com relação a volta dos torcedores que fossem ao estádio para suas casas, já que ao fim da partida, a greve já estaria iniciada. Os botafoguenses que vieram acompanhar bravamente o seu time saíram primeiro, escoltados pela Polícia Federal local.

Durante o jogo - em que o time do Botafogo deu aula de como não se deve jogar uma partida decisiva - quem deu aula foi a torcida do San Lorenzo. Desde a terça, quando fui a sede do clube pegar minha credencial, senti que seria muito, mas muito difícil os brasileiros saírem de campo com a classificação. O clima e a expectativa dos torcedores era enorme. No estádio, isso se transformou em cantos e vibração, empurrando o time para a vaga.

Ali, em meio a euforia de ver o time do coração jogar bem, vencer e se classificar, estava fora a política, as angústias, as tristezas e os sofrimentos de um povo que luta tanto e sofre na mesma proporção. Depois do apito final, para aumentar ainda mais estes sentimentos, todos ainda esperaram o fim do duelo entre Unión Española (CHI) e Independiente del Valle (EQU), que se enfrentavam no Chile. Com gols a cada instante, o placar ficou em 5 x 4 para os equatorianos e iniciou a comemoração argentina. São momentos que valem a pena vivenciar e ter a certeza de que apesar de tudo que o envolve, o futebol é sem dúvidas, uma das maiores invenções do homem, senão a maior.

L!TV registra festa da torcida do San Lorenzo após vencer Botafogo