Depois da divulgação da súmula original do jogo Internacional x Palmeiras, o árbitro Francisco Carlos Nascimento (Fifa-AL) pode ser denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No entato, isso só deve acontecer após o julgamento da impugnação da partida, marcado para o próximo dia 22, de acordo com o produrador geral Paulo Schmitt.
A punição pode acontecer porque o árbitro não relatou a anulação do gol de mão de Barcos. O Palmeiras reclama que houve interferência externa do delegado da partida, Gerson Baluta. Ele teria avisado o juiz sobre o lance ilegal depois de utilizar o recurso eletrônico, o que não é permitido pela Fifa.
- Vamos aguardar, porque há diversos casos em que o árbitro não é obrigado a relatar na súmula. Já estamos conversando com a CBF, mas vamos aguardar o julgamento da impugnação do jogo para tomarmos a decisão mais correta. Depois disso vamos analisar o árbitro e auxiliares - afirmou Schmitt ao LANCENET!
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o árbitro pode ser suspenso de 180 a 720 dias, além da multa de R$ 100 a R$ 100 mil e fim do vínculo com a entidade. O artigo 234 assegura: "Falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular, omitir declaração que nele deveria constar, inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, para o fim de usá-lo perante a Justiça Desportiva ou entidade desportiva".