Dia 27/10/2015
22:07
Compartilhar

Iraquiana de nascimento, ex-jogadora profissional de vôlei e agora ciclista integrante da Seleção Brasileira. Este é um resumo da trajetória pessoal e profissional de Sumaia Ali dos Santos Ribeiro, que lutará por medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (MEX) no ciclismo de pista, e que tem uma das histórias mais curiosas da delegação brasileira.

Tudo começou quando, em 21 de julho de 1982, Sumaia nasceu em Bagdá, capital do Iraque. O chefe da família trabalhava para a empresa brasileira Mendes Júnior, especializada em construções pesadas (portos, estradas, ferrovias, entre outros). O nascimento se deu em meio à Guerra Irã-Iraque, que perdurou entre 1980 e 1988, época em que o falecido ditador Saddam Hussein já mandava no país.

Sua vida, porém, foi quase toda no Brasil. Sumaia deixou o Iraque com a família com menos de dois anos de idade, e se estabeleceu em cidades de Minas Gerais, depois São José dos Campos e, atualmente, vive em Guarulhos (SP).

Foi em São José dos Campos, onde ainda vive sua família, que Sumaia soube pela primeira vez o que era competir em evento esportivo em alto nível. Entre 2002 e 2003, disputou os dois maiores torneios de vôlei entre clubes do Brasil. Como ponta e líbero (ela atuou nas quadras por 11 anos), jogou o Campeonato Paulista e também a Superliga Feminina, na qual alcançou as quartas de final da edição 2003 do torneio pelo time de São José.

Pouco tempo depois, largou o esporte para estudar Educação Física. E, em 2007, tomou gosto pelo ciclismo. Namorada de Daniel Soeiro, também ciclista da equipe de São José dos Campos, ela começou a pedalar escondida do companheiro. Um dos primeiros títulos veio nos Jogos Abertos do Interior (de São Paulo) do mesmo ano, quando defendeu a cidade de Caraguatatuba. Em apenas quatro anos de ciclismo, Sumaia já chegou à Seleção Brasileira. Em Guadalajara, ela participará de sua primeira edição dos Jogos Pan-Americanos.

Outros ‘estrangeiros’ do Brasil no Pan

Rosângela Cristina Santos

Velocista, nasceu em Washington (EUA).

Rodrigo Pessoa

O cavaleiro, ouro olímpico, nasceu em Paris (FRA).

Christine Lorenzon Botros

Esgrimista, nasceu em Teaneck (EUA).

Karina Lakerbai A esgrimista
nasceu em Mogilev (BLR).

Bianca Makra

A remadora do double skiff é de Nördlingen (ALE).

Antoine Jaoude

Nasceu em Beirute (LIB) e disputa a luta olímpica.

Tess Flore de Oliveira

É de Paris (FRA) e joga polo aquático.

Patrícia Freitas

Velejadora, nasceu em Washington (EUA).

Alexis Árias Mestre

O cubano de Santa Clara é remador.

Siga o Lance! no Google News