O meia Del Piero revelou nesta quinta-feira que rejeitou uma proposta do Liverpool, antes de aceitar ir para o Sydney FC, da Austrália, no último mês de setembro. O motivo foi a lembrança da tragédia de Heysel, ocorrida em 1985, antes da final da Copa dos Campeões da Europa entre o clube inglês e a Juventus.
Na ocasião, 39 torcedores da Juve foram mortos e centenas ficaram feridos quando a torcida do Liverpool atacou o setor onde estavam os torcedores italianos antes do início do jogo. A partida realizada no Estádio de Heysel, em Bruxelas, não foi adiada e a Juventus acabou conquistando o título europeu.
- Por que eu disse não ao Liverpool? Porque as negociações com o Sydney FC já estavam adiantadas e por conta da memória do que aconteceu em Heysel - disse Del Piero, que defendeu a Juventus por 19 anos.
O jogador, no entanto, acredita que a relação entre os dois clubes pode ser reconstruída, mas para muitos torcedores da Juve esta lembrança amarga não será apagada.
- Juve e Liverpool estão prontos para reconstruir suas relações mas para muitas pessoas aquela tragédia é uma lembrança marcante - afirmou o meia.
Após o desastre de Heysel, os clubes ingleses foram banidos pela Uefa das competições europeias por cinco temporadas e o Liverpool por seis.