O apoiador Dátolo desfalcará o Internacional por até dois meses. Essa é a previsão pessimista dos médicos colorados - a otimista prevê retorno em 40 dias. Na manhã desta quarta-feira, ele será submetido a uma cirurgia para pôr fim às dores que tem sentido na região do púbis e que o impediram de atuar diante de Fluminense e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.
A pubalgia no jogador foi constatada no início deste mês e desde então o departamento médico colorado vinha trabalhando para tentar recuperar Dátolo sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica - ele vinha realizando sessões diárias de fisioterapia -, o que não pôde ser evitado. O procedimento será para corrigir uma fragilidade muscular no local.
Após a cirurgia, que será realizada no Hospital Mãe de Deus, na capital gaúcha, Dátolo iniciará a sua recuperação física conforme sua evolução, aos poucos sendo liberado para atividades de fisioterapia e recondicionamento. A intenção dos médicos é o deixar em condições de jogo 40 dias após a operação. Contratado junto ao Espanyol (ESP), no dia 24 de janeiro deste ano, o argentino vinha se queixando de dores na região com certa frequência.
A perda de Dátolo será um grande problema para o técnico Dorival Júnior, uma vez que o também apoiador Oscar é nome certo para defender a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Londres, a partir do próximo mês, assim como o atacante Leandro Damião. Com a camisa colorada, o hermano fez 21 partidas e marcou dez gols.
*Atualizada às 13h46