Um dos mais próximos de Neymar no período em que a Seleção Brasileira está hospedada em Campana (ARG), o lateral-direito Daniel Alves fez lobby para que o atacante se transfira para o Barcelona, clube que defende na Espanha. Atualmente, além do clube catalão, o rival Real Madrid (ESP) também tem interesse em levar a joia santista. Alves, porém, negou a informação que circulou na imprensa espanhola de que teria ouvido de Neymar sua preferência pelo clube madrilenho.
- Tenho um relacionamento especial com o Neymar. É uma pessoa que, se eu pudesse aconselhar, aconselharia a estar ao meu lado, não contra mim. Mas já publicaram algo que é incerto (de que teria dito que Neymar quer o Real), primeiro porque estamos na Seleção e estamos preocupados em ganhar a competição, além disso, não há tempo para falar sobre futuro. Apesar dele ser jovem, é bastante consciente, tem seus pais o assessorando e eles é que dirão onde ele tem que ir - declarou.
Atuando no considerado melhor time do mundo na atualidade, Daniel Alves ainda enxerga que, taticamente, Neymar se encaixaria bem no esquema de jogo do Barcelona.
- É um fenômeno, apesar da idade. Sou suspeito porque sou fã dele. É um jogador que está demonstrando que é um fenômeno e espero que siga neste caminho. Apesar da idade, conseguiu coisas importantes na sua carreira e vida. É uma honra tê-lo no meu time. Se pudesse contratá-lo, já estaria fazendo isso. Ele se encaixaria bem no nosso time.