Dia 28/10/2015
05:13
Compartilhar

- Estava trabalhando com um trator e tinha um implemento acoplado a ele na parte de trás. Minha perna esquerda enroscou no cordan e foi decepada na hora. Fiquei sem ela desde a parte de cima do joelho - contou ao LANCENET! Cristiano Teixeira.

Quem lê o relato acima não imagina o que Cristiano faz. Ele é um dos participantes do Rali dos Sertões de 2012, na categoria motos. Para muitos, um acidente como esse poderia significar o fim dos sonhos, mas não para o mineiro, que não desistiu da ideia de continuar a pilotar e de um dia participar de um rali desse calibre. Após três meses se recuperando do acidente, o agropecuarista e construtor civil iniciou seus trabalhos de adaptação à protese, Teixeira voltou, aos poucos, a se acostumar novamente a andar de moto e à pilotagem.

- Minhas motos ficaram todas lá, quietinhas, me esperando. Nunca tive dúvidas de que eu voltaria a andar. Com seis meses, eu já estava fazendo trilhas de novo e com um ano e pouco já estava competindo. Foi então que foquei em participar do Rali dos Sertões. Sempre quis fazê-lo e decidi que seria desta vez - explicou o piloto.

Para voltar a competir e participar de uma prova como o Rali dos Sertões, Cristiano teve que realizar algumas modificações na moto:

- Precisei colocar o câmbio ao lado do freio, do lado direito. Também fiz uma adaptação na bota para que ela não fique saindo da pedaleira quando eu estou andando - disse.

Cristiano é casado há 21 anos e disse que teve total apoio de sua família e amigos apra voltar a andar de moto após o acidente. Incentivo que não para só na torcida.

- Quando participo de competições, eles exigem boas colocações, não é só participar não (risos). Mas todos trabalharam para que eu conseguisse e agora estão lá em Andradas torcendo para que eu complete a prova - destacou.

Após três etapas dos Sertões, o piloto ocupa a 29ª posição nas motos, com o tempo acumulado de 10h41m12, em um total de 58 participantes na sua categoria.

Bate-Bola - Cristiano Teixeira - Piloto de motos da Multi Racing

LANCENET! - Desde quando você anda e compete com motos?

CT - Sempre fiz trilha, mas competir mesmo comecei a partir de 1999, 2000. Fiz provas de enduro, cross-country e rali. Agora nestes últimos dois anos, estava me dedicando ao rali visando aos Sertões desta temporada.

L! - Como foi a sua preparação para esta edição do Rali dos Sertões?

CT - Faz um tempo que estou me adaptando à moto, à prótese e treinando para participar dessa prova. Até agora, está correndo tudo bem, tive de fazer algumas adaptações na moto e está dando certo.

L! - Onde você acredita que estarão suas maiores dificuldades?

CT - Estou me preparando faz algum tempo fisicamente e com a moto. Acho que a dificuldade vai ser normal mesmo: o preparo físico, o sol, os dias longos. Minha maior e única preocupação é com a areia, pois é um local que não consegui e nem tinha como treinar.

L! - Algum conselho para alguém que viveu o mesmo que você?

CT - Procurar viver da melhor maneira possível a partir disso, porque quem vai designar o que vai acontecer com nós, somos nós mesmos. Viver da melhor maneira, ser feliz e andar de moto o máximo possível.


Siga o Lance! no Google News