A Seleção Brasileira masculina de basquete inicia nesta sexta-feira, às 18h30 (de Brasília), a briga por uma das quatro vagas na Copa do Mundo da Espanha, em 2014. Em sua estreia na Copa América da Venezuela, o time nacional enfrenta em Porto Rico. A partida será realizada no Ginásio Poliedro, em Caracas.
O Brasil chega ao torneio sem nomes importantes, como Anderson Varejão, Leandrinho, Marquinhos Nenê, Tiago Splitter, entre outros.
Em sua preparação, o time nacional fez dez partidas amistosas, com sete vitórias e três derrotas, uma delas para os portorriquenhos, na Copa Tuto Marchand.
Apesar dos problemas e da preparação com muitos altos e baixos, o Brasil chega com status de atual bicampeão do torneio, tendo vencido em Santo Domingo, em 2005, e em San Juan (PUR), em 2009.
– Não sou eu quem pode analisar se fomos favoritos ou não ao título. O objetivo primário é conseguir a classificação entre os quatro. Se chegamos a disputar a final, seria algo muito bom para este grupo – disse o técnico Rubén Magnano.
Se o Brasil chega desfalcado, os portorriquenhos vêm com força máxima e jogadores de peso como Carlos Arroyo, Juan José Barea, Renaldo Balkman e Larry Ayuso, todos com passagens pela NBA.
– Fizemos um bom jogo contra eles na Tuto Marchand. A expectativa é para começarmos com vitória. O que não podemos é sofrer 57 pontos no primeiro tempo, como ocorreu no último jogo contra eles – completou Magnano.
– Temos time para brigar pelo título. Fizemos um jogo parelho e controlado contra Porto Rico na Tuto Marchand e eles tinham força máxima. Precisamos pensar grande, mas é claro que o objetivo é esta vaga no Mundial – disse o ala Alex Garcia.
Até hoje, o Brasil esteve presente nas 16 edições de Mundiais já realizadas. O outro país que conseguiu isso foram os Estados Unidos.
OUTROS JOGOS
A Copa América será aberta às 12h30 (de Brasília) com o duelo entre Jamaica e Canadá, duas seleções que integram o grupo do Brasil.
Na sequência, às 15h (de Brasília), a Argentina enfrenta o Paraguai, pelo Grupo B.
No horário nobre, às 21h30 (de Brasília), a Venezuela enfrenta o México.
No primeiro dia de disputas, folgam Uruguai (Grupo A) e República Dominicana (Grupo B).