Eram 0h35 em Londres quando a pira olímpica foi acesa. Antes do acendimento do fogo que representa a chama do espírito olímpico, o Reino Unido mostrou a sua cara ao mundo em sua cerimônia de aAbertura dos Jogos Olímpicos de 2012.
Como em uma passagem de bastão no atletismo, a cerimônia de abertura apostou na transição do tempo para conquistar o público, que portava milhares de telas de LED que mudavam de cor conforme o ritmo do espetáculo.
Zebras brasileiras roubam a cena na Abertura da Olimpíada
GALERIA DE FOTOS:
> As imagens da cerimônia de abertura de Londres-2012
No evento que abriu oficialmente os Jogos, os britânicos contaram com orgulho sua História. Do trabalho no campo aos avanços produzidos pela Revolução Industrial, a milenar trajetória do Reino Unido foi festejada por 80 mil pessoas no Estádio Olímpico.
Rainha 'chegou' à festa de paraquedas (Foto: EFE)
Capital mundial do Rock N' Roll, Londres fez também de sua festa um culto aos seus personagens mais marcantes. Da música à política. Do cinema à literatura. O dramaturgo William Shakespare, o ex-primeiro-ministro Winston Churchill, James Bond, Mr. Bean e Peter Pan foram alguns dos que 'apareceram' por lá.
E MAIS:
> Judô saudita desfila após polêmica do hijab
> Coreia do Norte protesta com bandeirão
0 007, por sinal, foi o responsável por levar a Rainha Elizabeth II ao estádio. De um helicóptero, dois atores simulando a rainha e o famoso espião do cinema saltaram de paraquedas. Foi a deixa para Elizabeth e o príncipe Phillip entrarem no estádio, para delírio dos presentes.
O estilo de vida londrino e o típico céu cinzento também foram reverenciados na festa que usou e abusou de músicas dos Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Sex Pistols, dentre outras bandas que fizeram do Reino Unido o maior palco roqueiro do mundo.
Quando a parte teatral acabou, teve início o tradicional desfile das delegações. Com o cavaleiro Rodrigo
Paul encerrou a festa em Londres (Foto: Reuters)
Pessoa à frente, o time brasileiro saudou o público e a presidente Dilma Rousseff, também presente. Como previamente divulgado, a porta-bandeira dos Estados Unidos não abaixou o pavilhão norte-americano como forma de reverência à rainha.
Para encerrar a noite, o beatle Paul Mc Cartney agitou e emocionou o público com uma seleção de seus clássicos, dentre eles o sucesso mundial 'Hey, Jude'.
Pela terceira vez na História das Olimpíadas, Londres será a capital esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, todos os olhos estarão voltados para a Terra da Rainha.
Neste sábado, os judocas Sarah Menezes e Felipe Kitadai já lutam pelas primeiras medalhas para o Brasil.