Dia 27/10/2015
22:11
Compartilhar

Dentro de campo, Lincoln pode ser considerado um exemplo para os colegas de Palmeiras. Não só por sua experiência vitoriosa na Europa, onde jogou por nove temporadas, entre Alemanha e Turquia. Também por sua persistência, mostrada na goleada por 3 a 0 contra o Linense, quando voltou a ser relacionado para um jogo após dois meses de espera, com boa atuação.

Fora de campo, porém, aos 32 anos, ele pode também ser apontado como modelo para a diretoria, que ainda lhe deve cerca de um milhão de euros (cerca de R$ 2,3 milhões) por conta da multa contratual paga pelo próprio para trocar o Galatasaray (TUR) pelo Verdão.

É em sua terra natal, São Brás do Suaçuí (MG), município a 109 quilômetros da capital Belo Horizonte, que Lincoln mostra o seu talento extracampo. Lá, ele é o mandachuva do Suaçuiense, clube local que disputa campeonatos amadores na região, onde o meia deu os seus primeiros passos no futebol.

Segundo Róbson Luiz Reis, técnico e primo do jogador, o clube nem sequer existiria sem o suporte financeiro dado pelo jogador.

– A participação dele no clube? É completa. Ele apenas não joga (risos). Lincoln está sempre acompanhando o time e dá apoio total financeiro. Os atletas recebem ajuda de custo para transporte e lanche. Se não fosse ele, o time estaria parado.

Enquanto esteve fora dos gramados, primeiro por uma lesão muscular e depois por opção de Felipão, a grande diversão do meia foi ser dirigente do clube amador. Neste período, acompanhou a equipe em duas ou três partidas. Mas sem esquecer do objetivo principal: voltar a jogar.

– Ele foi pouco para a cidade. Aproveitou esse período para pegar o condicionamento físico ideal. Ainda é um momento de readaptação de Lincoln ao futebol brasileiro – defende Paulo de Tarso, amigo do meia.

Satisfeito com o que viu em Barueri, Felipão quer contar com ele daqui para frente. Fora de campo, torce para que a diretoria resolva as pendências financeiras. Dentro, estuda como montar um time que ainda tem Valdivia, Patrik e Kleber.

– Não tem como jogar todos juntos, a marcação seria falha. Três podem jogar, mas quatro, não – diz.

Após o refúgio, Lincoln voltou.

SAIBA MAIS SOBRE...
São Brás de Suaçuí (MG)
Fundado em 12/12/1953, o município fica a 109 quilômetros da capital Belo Horizonte e é herdeiro de fortes tradições culturais da época do Brasil Colônia. Tem apenas 3.488 habitantes em 110,442 quilômetros quadrados de área. Nascido e com familiares que seguem morando no local, Lincoln é muito conhecido na cidade, onde possui clínica médica.

Suaçuiense F. C.
O time disputa campeonatos amadores na região de Vertentes, como a Taça Vertentes Metalúrgica, em que está classificado para as quartas de final. Um dos astros da equipe é o volante Ricardo Mendes, amigo pessoal de Lincoln, que tem passagem pelo Corinthians. As cores do uniforme são preta e branca e o símbolo é copiado do Santos. Os jogadores não recebem salário, apenas ajuda de custo.

De volta ao time, Lincoln é dúvida na decisão

O Suaçuiense tem compromisso importante pela Taça Vertentes Metalúrgica no domingo. Será o primeiro jogo válido pelas quartas de final do torneio, contra o Itaverava. Com ou sem a presença de Lincoln?

– Não sei se vem. É provável que seja relacionado, que jogue no sábado (contra o Bragantino) e depois venha. Ele gosta muito do time, senta na arquibancada e fica torcendo. Ele se envolve, entra no vestiário... – disse o técnico e primo Róbson.

Já Robertinho, massagista do Verdão e amigo há longa data do camisa 99, espera que o aprendiz de cartola seja desfalque em Minas.

– Ele foi algumas vezes quando estava afastado, quando dava tempo, mas não muito. Ele é o dono, manda lá, é o rei da cidade. Mas torço para que não vá e jogue todos os jogos pelo Palmeiras – afirmou o massagista, que acompanhou de perto os momentos difíceis vividos pelo meia:

– Lincoln está sempre tranquilo, não desanimou. Ele sabe da sua capacidade, voltou bem e temos de torcer muito por ele – completou.

O LANCENET! tentou contato com o jogador por meio de sua assessoria de imprensa, mas não obteve êxito.

Siga o Lance! no Google News