Na parte de baixo da tabela, Flamengo e Portuguesa se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h, no Mané Garrincha, em Brasília. O jogo, que é válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, será o segundo seguido do Rubro-Negro na capital federal.
Ocupando a 12ª colocação, o time da Gávea vem de uma vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-MG, e espera conseguir mais um resultado positivo para subir na tabela e ficar cada vez mais longe da zona de risco. Já a Lusa, que vem de uma derrota para o Vitória, busca uma vitória para tentar escapar da zona de rebaixamento.
O RETORNO DE HERNANE
O time do Flamengo deve ser praticamente o mesmo que goleou o Atlético-MG na última rodada. Marcelo Moreno, que saiu machucado do jogo diante do Galo por conta de um estiramento na coxa direita, está fora da equipe por tempo indeterminado. No lugar do boliviano, Mano Menezes optou por Hernane.
Desde que Mano assumiu o comando técnico rubro-negro, o Brocador só atuou em uma partida - no empate em 1 a 1 com o Botafogo -, quando entrou no segundo tempo. Portanto, esta será a primeira vez que o centroavante terá a oportunidade de começar jogando no time do ex-treinador da Seleção Brasileira.
Um dos destaques na vitória sobre o Atlético-MG, o volante Elias citou a importância do jogo diante da Portuguesa, que, segundo ele, merecia ter vencido o Vitória, na última rodada, no Barradão.
- A Portuguesa é uma equipe que joga duro, muito forte, fez um grande jogo com o Vitória, merecia até ganhar, mas sabemos que futebol não é merecimento, tem de fazer o gol. Vai ser um jogo tão difícil quanto o do Atlético-MG. Temos de vir preparados para evitar surpresas - destacou o camisa 8, que aproveitou para fazer uma projeção para o clássico de domingo, contra o Fluminense:
- Vencer é bom já pensando no clássico de domingo, chega com moral. Dá mais confiança para o time.
LUSA TENTA FUGIR DA ZONA DE RISCO
A situação da Portuguesa está cada vez mais complicada no Brasileirão. Na 19ª colocação da tabela, com oito pontos, o clube do Canindé venceu apenas uma partida na competição (diante do Flu, na segunda rodada) e busca sua segunda vitória no campeonato diante do Flamengo.
Para o duelo desta quarta-feira, o técnico Guto Ferreira ainda contará com quase um time de desfalques. Washington, Muralha, Ivan, Henrique, Diego Vianna, Alê, Lucas Silva e Lima estão em tratamento no departamento médico. A novidade fica por conta do atacante Diogo, que estava machucado, mas já está à disposição do treinador.
- Acho que é o momento de ganhar. É um jogo difícil, mas não temos outra opção, vamos em busca dos três pontos com muita dedicação. Chegou o momento de tirar da cabeça esse negócio de falta de sorte, que a bola não entra, precisamos esquecer isso. Próximo passo é ganhar. Fizemos um bom jogo contra o Vitória na última rodada - disse Diogo, que passou pelo Flamengo em 2010.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X PORTUGUESA
Local: Mané Garrincha, em Brasília
Data/Hora: 7/8/2013 – 21h
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Cáceres, Luiz Antonio, Elias e Gabriel; Nixon e Hernane. Técnico: Mano Menezes.
PORTUGUESA: Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés, Souza e Cañete; Diogo (Gilberto). Técnico: Guto Ferreira.