No único clássico da 26ª rodada do Brasileirão, Coritiba e Atlético-PR se enfrentaram no Couto Pereira, e no terceiro Atletiba do ano, quem levou a melhor foi o time da casa, que venceu seu primeiro clássico contra o Furacão em 2014, com o golaço relâmpago de Hélder, selando o placar de 1 a 0. O Coxa não conseguiu sair da lanterna, mas chegou aos 26 pontos, a mesma pontuação do Botafogo, o primeiro clube na sua frente.
ATLETIBA MOVIMENTADO
Na primeira etapa, o Coritiba começou tomando as rédias da partida, enquanto o Atlético-PR apostava nos contra-ataques em velocidade, com Marcos Guilherme pela esquerda e Marcelo pela direita. Porém, no decorrer do jogo, o Furacão cresceu e teve as melhores chances dos primeiros 45 minutos, obrigando o goleiro Vanderlei a fazer boas defesas. O jogo seguiu muito movimentado, mas mesmo com uma superioridade do time rubro-negro, as equipes foram para o vestiário com o zero no placar.
GOLAÇO RELÂMPAGO
Já na segunda etapa, o Coritiba não poderia ter tido um início melhor. Aos 20 segundos de jogo, o volante Hélder fez um golaço que entrou para a história do Atletiba. O jogador dominou na intermediária, e com a canhota, soltou uma bomba, no ângulo de Weverton, abrindo o placar no Couto Pereira. O Furacão buscou o empate durante o segundo tempo, o técnico Claudinei Oliveira fez substituições ofensivas, mas o Coxa não perdeu o controle do jogo em nenhum momento, e mesmo com o placar magro, conseguiu vencer seu primeiro clássico do ano, saindo da lanterna do Brasileirão.
Em seu próximo compromisso, o Coritiba recebe um concorrente direto na briga para fugir do Z4, o Criciúma, e o Coxa contará novamente com o fator casa, já que o jogo será no Couto Pereira, na próxima quarta-feira. Já o Atlético-PR, viaja até o Morumbi, onde enfrenta o São Paulo, parada dura para os comandados de Claudinei Oliveira. O jogo também acontece na próxima quarta-feira, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
JOGADORES DO COXA PROTESTAM
Antes do início da partida, os jogadores do Coritiba entraram em campo carregando uma faixa, direcionada aos torcedores do Coxa, em protesto contra os três meses de salários atrasados e ao presidente do clube:
- Torcedor Coxa-Branca: Você é a nossa única motivação. Três meses com salários atrasados e promessas do Presidente em vão. Lutaremos juntos até o fim.
CORITIBA 1 X 0 ATLÉTICO-PR
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data-hora: 4/10/2014 – 16h20
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA-MG)
Auxiliares: Luiz Souza Santos Renesto (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)
Cartão Amarelo: Sueliton (CAP-19'/1ºT); Norberto (COR-29'/1ºT); Deivid (CAP-6'/2ºT); Leandro Almeida (COR-36'/2ºT)
Cartão Vermelho: -
Gols: Hélder (COR-20''/2ºT)
Público/Renda: Pagantes: 18.327 / Presentes: 23.514 / Renda: R$457, 034,00
CORITIBA: Vanderlei, Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Hélder, Rosinei (Robinho- Intervalo) e Alex; Martinuccio (Élber 25'/2ºT), Joel (Geraldo - 41'/2ºT) e Zé Love. Técnico: Marquinhos Santos
ATLÉTICO-PR: Weverton; Sueliton (Mario Sérgio- Intervalo), Gustavo, Cleberson e Natanael; Deivid, Hernani e Marcos Guilherme; Marcelo (Sidcley 30’/2ºT), Cléo e Douglas Coutinho (M. Damasceno 19'/2ºT). Técnico: Claudinei Oliveira