Em uma noite agradável em que o torcedor áureo-cerúleo lotou o Estádio da Boca do Lobo, o Pelotas empatou em 1 a 1 com Internacional. O Colorado saiu frente, teve chance de ampliar, mas o Lobão buscou o placar, deixou tudo igual e quase virou o placar.
O Inter também perdeu gols, porém, foi prejudicado pelas excelentes defesas do goleiro Oliveira. Agora, quem vencer em Porto Alegre estará na final, provavelmente, contra o Cerâmica, que venceu o Sapucaiense, por 2 a 0, e volta jogar em casa, no domingo.
O Pelotas, se empatar em 2 a 2 ou mais, fica com a vaga. Empate em 1 a 1, leva a decisão para os pênaltis. Empate em 0 a 0, deixa o Inter classificado. A Federação Gaúcha de Futebol confirmou a partida de volta para quarta-feira (17), às 17h, no Estádio Beira-Rio.
A partida começou com uma substituição. O zagueiro colorado Vagner Silva sentiu lesão e saiu logo aos três minutos. Entrou Eron na zaga colorada. A primeira grande oportunidade de gol surgiu nos pés do pelotense Juliano, em um contra-ataque rápido, aos 12 minutos.
Um minuto depois, o goleador Guto recebeu cruzamento de Kléber, pelo lado direito, e, de cabeça, abriu o placar. 1 a 0 para o Internacional. Mas, ainda no primeiro tempo, aos 42, Clodoaldo recebeu de Johnathas e bateu de primeira no ângulo direito de Muriel, deixando tudo igual na Boca do Lobo.
Na etapa complementar, o Pelotas começou em cima. Maicon Sapucaia comandou as ações ofensivas da equipe. No primeiro contra-ataque rápido do Inter, Eduardo Sasha entra pelo flanco e bateu forte. A bola passou raspando o poste, para sorte do Lobão. Porém, o resultado terminou igual e a decisão ficou para a partida de volta, em Porto Alegre.