Rivelino, Zenon, Neto, Edílson, Tevez e... Marquinhos! De forma inusitada, a camisa 10 do Corinthians caiu no colo de um zagueiro de apenas 17 anos, na disputa da Copa Santander Libertadores. Número carregado por craques, ídolos da torcida e ícones de grandes conquistas, e que pode fazer o garoto entrar para a historia.

– Vai ser bom, quando olhar lá para trás, vou ver que valeu a pena todo sacrifício, a luta do dia a dia, vou ficar marcado... A equipe que conseguir o título vai ficar marcada. Espero que seja eu o camisa 10 desse feito histórico – disse Marquinhos, em entrevista ao LANCENET!.

O fato de ele usar a camisa 10 tem provocado brincadeiras no elenco. Alguns jogadores, entre eles Leandro Castán e Fábio Santos, são os que mais pegam no pé.

– Eles brincam e falam “Olha o 10, olha o 10...”. Mas é brincadeira sadia, para melhorar o ambiente.

Nesta quarta, ele estará no banco – pode até jogar, caso Chicão não atue – diante do Emelec, em Guaiaquil (EQU), pelas oitavas de final da Libertadores.

Revelado nas categorias de base e campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do ano, ele não estava inscrito na fase de grupos da Libertadores. Com as boas apresentações no Paulistão, além das lesões de Paulo André e Wallace, ele receberá uma chance.

Como a Conmebol permite até três trocas na lista de inscritos, o jogador herdou a vaga e a camisa 10 de Adriano, que deixou o clube.

– A responsabilidade é grande, a pressão é maior. Mas desde pequeno venho me preparando para essa situação, sonhando com isso. Agora posso ter essa chance e vou agarrar com as duas mãos – ressaltou.

Só na Libertadores

Quando Douglas foi contratado, ele afirmou que gostaria de ficar com a 10, número que usou quando conquistou os títulos da Série B, Paulistão e Copa do Brasil pelo Corinthians, em sua primeira passagem. Na ocasião, Adriano era o dono e foi inscrito com a camisa 10. Marquinhos garantiu que no Brasileirão ela pode ficar com o meia...

Os camisas 10 nas participações do Timão na Libertadores

Palhinha/1977
Atacante era o craque do time que encerrou o jejum com o título paulista de 77. Na Copa Libertadores, porém, Timão caiu na 1 fase. Grupo tinha Inter, El Nacional (EQU) e Deportivo Cuenca.

Neto/1991
Meia era o craque do time que conquistou o título do Brasileirão de 1990. Na Libertadores, Timão caiu nas oitavas de final para o Boca Juniors (ARG). Perdeu por 3 a 1 na ida. Na volta, 1 a 1 no Morumbi.

Edílson/1999 e 2000
Atacante foi destaque nos títulos brasileiros em 98/99, Paulistão de 99 e no Mundial de 2000. Na Libertadores, Timão caiu para o rival Palmeiras, nos pênaltis. Em 99 nas quartas, e em 2000 na semifinal.

Gil/2003
Revelado na base, ele subiu no Brasileirão de 2000. Ganhou títulos do Rio-São Paulo e Copa do Brasil em 2002 e Paulista em 2003. Na Libertadores, Timão caiu para o River Plate (ARG) nas oitavas.

Tevez/2006
Ídolo argentino havia sido o artilheiro e craque da conquista do título do Brasileirão de 2005. Timão caiu outra vez para o River, nas oitavas. Eliminação trágica no Pacaembu teve invasão da torcida e intervenção da PM.

Danilo/2010
Contratado como o cérebro para o ano do centenário. Estava no Kashima Antlers, do Japão. Foi mal e Timão de Ronaldo, Roberto Carlos e cia. caiu nas oitavas de final para o Flamengo. Neste ano, ele é destaque do time.

Bruno César/2011
Foi destaque no vice do Paulistão pelo Santo André em 2010. Na época do duelo contra o Tolima (COL) estava em baixa. Foi titular no Pacaembu e reserva em Ibagué. Timão caiu na primeira fase. Foi a pior participação no torneio!

Adriano/2012
Imperador já era sonho para a Libertadores de 2011, mas só chegou no fim de março. Foi inscrito com a camisa 10, mas nem chegou a jogar. Após casos de indisciplina, acabou demitido e foi trocado por Marquinhos.

Bate-Bola com Marquinhos
Zagueiro do Corinthians, em entrevista exclusiva ao LANCENET!

‘Confio no meu futebol e nas qualidades’

LANCENET!: A camisa 10 geralmente fica com o craque do time. Você pode ser visto como o craque da zaga?
Marquinhos: Não sei (risos). Sou suspeito para falar. Confio no meu futebol, confio nas minhas qualidades. Tem muito chão pela frente...

L!: Quem é o camisa 10 que você mais gostou quando viu jogar?
M.: O mais recente é o Neto, que mais chamou atenção, fez um trabalho maravilhoso com a camisa 10. Vi em Youtube, pela televisão. O Tevez e o Douglas, na última passagem, conseguiram ir bem com a camisa 10. Eu estava nas categorias de base, podia ver pouco, estava jogando, era mais difícil para poder acompanhá-los.

L!: Você atuou contra a Ponte e o time acabou eliminado. Como fica a cabeça se tiver que entrar no duelo pela Libertadores?
M.: Estou trabalhando para estar preparado. o jogo contra a Ponte foi bom para o time colocar os pés no chão, ver que não é imbátivel. Tiramos lição disso, agora é procurar esquecer e ir mais preparado contra o Emelec para buscar o título inédito da Libertadores.

L!: Quando foi contratado, Douglas falou que gostaria de voltar a vestir a 10. Na época, ela era usada pelo Adriano. Você deixará para ele no Campeonato Brasileiro?
M.: Não tenho esse desejo de ser o camisa 10 do time. Minha função é evitar o time a tomar gols, deixa a função de maestro para Douglas, Alex, é a função deles.

Siga o Lance! no Google News