O Grêmio comprova a cada jogo que está evoluindo consideravelmente sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Neste domingo, a prova de fogo tricolor era enfrentar o time de melhor aproveitamento no Campeonato Gaúcho e invicto atuando em seus domínios. E o Grêmio foi feliz. Atuando no Antônio David Farina, o Grêmio derrotou o Veranópolis, por 4 a 1, em jogo válido pelo Grupo 2 do Estadual e pela terceira rodada da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão.
Com o triunfo, o terceiro seguido no Gauchão e o quarto na temporada, o Tricolor vai a nove pontos e assume a liderança do Grupo 2 do Estadual, deixando o agora vice-líder Veranópolis para trás. O revés deste domingo foi o primeiro do VEC atuando diante do seu torcedor. Antes, os comandados de Gilmar Dal Pozzo, técnico do Veranópolis nas últimas cinco edições do Gauchão, haviam conquistado cinco vitórias em cinco jogos atuando no Antônio Davi Farina.
O Internacional, com 25 pontos, é, no momento, a equipe de melhor aproveitamento do Gauchão na soma dos dois turnos (Taça Piratini e Farroupilha). Veranópolis e Grêmio estão com 22.
PRÓXIMOS JOGOS
O Grêmio volta a atuar pelo Campeonato Gaúcho no próximo domingo, diante do Cruzeiro-RS, às 16h, no Estrelão. Já o Veranópolis visita o Cerâmica, no Antônio Vieira Ramos, no mesmo dia, às 17h.
Na próxima quarta-feira, às 22h, no Olímpico, o Tricolor faz o jogo da volta diante do River Plate (SE), em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Como venceu o primeiro confronto (3 a 2), o Grêmio tem a vantagem do empate para avançar à próxima fase da competição.
O JOGO
Com menos de dois minutos, a "casa" do Veranópolis caiu. Cobrança de falta de Léo Gago e cabeçada fatal de Gilberto Silva. Grêmio 1 a 0 no Antônio David Farina. Era tudo que o Tricolor queria. Logo no minuto seguinte, o VEC até empatou, mas o árbitro Fabrício Neves Corrêa marcou falta de Danilo no goleiro Victor.
O Grêmio não diminui o seu ímpeto. Bem postado em campo e trocando passes com eficiência, o time de Luxa, com o seu já tradicional losango no meio de campo, ditava o ritmo atuando na casa do rival. Em jogada individual, Marcelo Moreno passou pela marcação do VEC e finalizou no canto esquerdo de Luiz Müller, que nada pôde fazer. Grêmio 2 a 0, aos 19 minutos. O terceiro veio minutos depois. Fernando se lançou ao ataque, finalizou, a bola desviou em Fred e enganou o veterano Müller. Grêmio 3 a 0, aos 24. Estava fácil.
O Veranópolis levou perigo apenas uma vez na primeira etapa. Eduardinho limpou a marcação gremista, finalizou com força, mas Victor fez boa defesa, aos 31 minutos. O veloz Danilo deu trabalho ao Grêmio, mas não produtivo e objetivo como poderia. Já o Grêmio foi. Mortal em praticamente todo ataque, o Tricolor deu números finais ao primeiro tempo aos 41 minutos, quando Gabriel, de fora da área, mandou um petardo sem chances para o camisa 1 do VEC.
SEGUNDO TEMPO
O Grêmio não voltou para a etapa final relaxado, disposto a fazer o tempo passar, em razão da grande vantagem construída no primeiro tempo. O time de Luxa queria mais. A fome tricolor por gols era grande. Ciente da necessidade de antes marcar com eficiência para depois buscar uma improvável reação, o Veranópolis tratou de dificultar a vida gremista. A solução de Luxa foi apostar no veloz argentino Bertoglio, o queridinho da torcida gremista, que entrou na vaga de Marco Antônio.
O VEC, dominado pelo Grêmio, pouco fazia em campo. A primeira chance de gol dos mandantes veio com Raulen, aos 22 minutos. Ele arriscou de fora da área e a bola levou perigo ao gol de Victor, aos 22 minutos. Já aos 30, o Veranópolis finalmente foi feliz. O Grêmio relaxou por um minuto, Lê recebeu cara a cara com Victor e marcou o seu oitavo gol no Campeonato Gaúcho, o que o igualou com Kleber, do Grêmio, e Juba, do Novo Hamburgo, na artilharia do Estadual.
Com as entradas de Pará e André Lima, o Grêmio, aos poucos, voltou a apresentar o volume de jogo de minutos antes e só não ampliou o seu triunfo, pois Luiz Müller estava em um dia inspirado. Lê ainda tentou marcar mais uma vez e diminuir o prejuízo do VEC, mas parou em Victor. Após um primeiro tempo perfeito, o Grêmio iniciou a etapa final incisivo, relaxou com o passar do tempo, mas conquistou o que lhe interessava: uma importante vitória.
FICHA TÉCNICA
VERANÓPOLIS 1 X 4 GRÊMIO
Local: Antônio David Farina, Veranópolis (RS)
Data/hora: 18/3/2012 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e José Inácio Souza (RS)
Renda/Público: Não divulgados.
Cartão amarelo: Leandro Diniz (VEC)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gols: Gilberto Silva, 1'1T(0-1); Marcelo Moreno, 19'2T(0-2); Fernando, 24'2T(0-3); Gabriel, 41'1T(0-4) e Lê, 30'2T(1-4).
VERANÓPOLIS: Luiz Müller, Raulen, Fred, Emerson e Emanuel (Fininho, 20'2T); Marcos Rogério, Eduardinho, Paulinho Dias e Leandro Diniz (Maranhão, intervalo); Danilo Santos (Diogo Oliveira, 34'2T) e Lê – Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
GRÊMIO: Victor, Gabriel, Gilberto Silva, Werley e Julio Cesar (Pará, 34'2T); Fernando, Léo Gago, Souza e Marco Antônio (Bertoglio, 16'2T); Kleber e Marcelo Moreno (André Lima, 26'2T) – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.