Dia 27/10/2015
22:46
Compartilhar

O técnico Muricy Ramalho pode voltar a utilizar em 2012 no Santos o esquema tático com o qual mais títulos conquistou em sua vitoriosa carreira: o 3-5-2.

As chegadas do zagueiro Alex Silva e do ala-esquerdo Gerson Magrão, que estão próximos de serem contratados pelo Peixe, dão condições ao treinador de abandonar o 4-4-2 e migrar para a formação com três defensores, utilizada por ele em todos os clubes que passou nos últimos anos.

Além de ser um esquema que agrada Muricy, o 3-5-2 se encaixa no estilo de jogo dos dois possíveis reforços santistas. Alex Silva viveu o melhor momento de sua carreira jogando desta forma no São Paulo e Magrão deixa claro que prefere atuar com mais liberdade, sem tantas preocupações defensivas.

A indicação de ambos pelo treinador não significa que obrigatoriamente a linha de quatro defensores será desfeita, mas é um forte indício do que planeja Muricy, que já vinha utilizando três zagueiros no final da última temporada.

Com Alex Silva, Durval pode deixar de ser improvisado na lateral esquerda e retornar para a zaga, sua posição de origem. Assim, Bruno Rodrigo volta para o banco de reservas. Em um eventual esquema com três defensores, Gerson Magrão teria primeiro de ganhar a disputa pela ala esquerda com Léo e depois ocupar a vaga de um meia. Caso isso aconteça, Elano e Henrique são os mais cotados para deixarem o time titular.

Apesar de a entrada de um zagueiro na equipe não ser sinônimo de maior poderio defensivo, o 3-5-2 pode ser uma alternativa para sanar as deficiências da defesa santista. Calcanhar de Aquiles da equipe em 2011, o setor foi muito criticado, principalmente após o vice Mundial.

O desfecho das negociações e os primeiros treinos dos titulares poderão já indicar se Muricy irá ou não recorrer à sua fórmula de sucesso.

Quando Muricy utilizou três zagueiros

São Paulo-2006
Em seu primeiro ano pelo time do Morumbi, o treinador manteve o esquema com três zagueiros que já vinha sendo usado. O trio era formado por André Dias, Lugano e Fabão. No final daquele ano e começo de 2007, por falta de opções, mudou para o 4-4-2.

São Paulo-2007
Continuou com três defensores, mas com posicionamento diferente. Breno, zagueiro de origem, era utilizado como um lateral-direito, enquanto Alex Silva e Miranda compunham a zaga. No Brasileiro daquele ano, equipe sofreu apenas 19 gols em 38 partidas.

São Paulo-2008
No ano do tricampeonato brasileiro pelo Tricolor, optou por diferentes formações. Em alguns jogos, Richalyson atuou como zagueiros pelo lado esquerdo, formando trio defensivo com Miranda e Alex Silva. A defesa do time que foi campeão, porém, tinha Rodrigo, André Dias e Miranda de titulares.

Palmeiras
No Verdão, Muricy alternou entre o 3-5-2 e o 4-4-2. Contudo, a linha com quatro defensores foi mais utilizada. Nos 24 jogos do Campeonato Brasileiro que dirigiu a equipe, em apenas nove o treinador utilizou três zagueiros.

Fluminense
Assim como no Palmeiras, utilizou o 3-5-2 em apenas alguns jogos. Foi campeão no 4-4-2, com Gum e Leandro Eusébio.

A opinião dos especialistas

"Pela diversas opções que tem do meio para frente, Muricy não deveria usar o 3-5-2."
Alexandre Lozetti, editor do LANCE!

"Pode manter Durval na lateral ou trocá-lo por Alex. Não creio que use três zagueiros."
Mauro Beting, colunista do LANCE!

"Usar três zagueiros é a cara de Muricy, mas se o fizer será um atraso para o time que tem."
Valdomiro Neto, colunista do LANCE!

"O time levaria mais de um ano para jogar assim. Vai ser trágico, como diante do Barça."
Alessandro Abate, editor do LANCE!

Siga o Lance! no Google News