O técnico Muricy Ramalho pode voltar a utilizar em 2012 no Santos o esquema tático com o qual mais títulos conquistou em sua vitoriosa carreira: o 3-5-2.
As chegadas do zagueiro Alex Silva e do ala-esquerdo Gerson Magrão, que estão próximos de serem contratados pelo Peixe, dão condições ao treinador de abandonar o 4-4-2 e migrar para a formação com três defensores, utilizada por ele em todos os clubes que passou nos últimos anos.
Além de ser um esquema que agrada Muricy, o 3-5-2 se encaixa no estilo de jogo dos dois possíveis reforços santistas. Alex Silva viveu o melhor momento de sua carreira jogando desta forma no São Paulo e Magrão deixa claro que prefere atuar com mais liberdade, sem tantas preocupações defensivas.
A indicação de ambos pelo treinador não significa que obrigatoriamente a linha de quatro defensores será desfeita, mas é um forte indício do que planeja Muricy, que já vinha utilizando três zagueiros no final da última temporada.
Com Alex Silva, Durval pode deixar de ser improvisado na lateral esquerda e retornar para a zaga, sua posição de origem. Assim, Bruno Rodrigo volta para o banco de reservas. Em um eventual esquema com três defensores, Gerson Magrão teria primeiro de ganhar a disputa pela ala esquerda com Léo e depois ocupar a vaga de um meia. Caso isso aconteça, Elano e Henrique são os mais cotados para deixarem o time titular.
Apesar de a entrada de um zagueiro na equipe não ser sinônimo de maior poderio defensivo, o 3-5-2 pode ser uma alternativa para sanar as deficiências da defesa santista. Calcanhar de Aquiles da equipe em 2011, o setor foi muito criticado, principalmente após o vice Mundial.
O desfecho das negociações e os primeiros treinos dos titulares poderão já indicar se Muricy irá ou não recorrer à sua fórmula de sucesso.
Quando Muricy utilizou três zagueiros
São Paulo-2006
Em seu primeiro ano pelo time do Morumbi, o treinador manteve o esquema com três zagueiros que já vinha sendo usado. O trio era formado por André Dias, Lugano e Fabão. No final daquele ano e começo de 2007, por falta de opções, mudou para o 4-4-2.
São Paulo-2007
Continuou com três defensores, mas com posicionamento diferente. Breno, zagueiro de origem, era utilizado como um lateral-direito, enquanto Alex Silva e Miranda compunham a zaga. No Brasileiro daquele ano, equipe sofreu apenas 19 gols em 38 partidas.
São Paulo-2008
No ano do tricampeonato brasileiro pelo Tricolor, optou por diferentes formações. Em alguns jogos, Richalyson atuou como zagueiros pelo lado esquerdo, formando trio defensivo com Miranda e Alex Silva. A defesa do time que foi campeão, porém, tinha Rodrigo, André Dias e Miranda de titulares.
Palmeiras
No Verdão, Muricy alternou entre o 3-5-2 e o 4-4-2. Contudo, a linha com quatro defensores foi mais utilizada. Nos 24 jogos do Campeonato Brasileiro que dirigiu a equipe, em apenas nove o treinador utilizou três zagueiros.
Fluminense
Assim como no Palmeiras, utilizou o 3-5-2 em apenas alguns jogos. Foi campeão no 4-4-2, com Gum e Leandro Eusébio.
A opinião dos especialistas
"Pela diversas opções que tem do meio para frente, Muricy não deveria usar o 3-5-2."
Alexandre Lozetti, editor do LANCE!
"Pode manter Durval na lateral ou trocá-lo por Alex. Não creio que use três zagueiros."
Mauro Beting, colunista do LANCE!
"Usar três zagueiros é a cara de Muricy, mas se o fizer será um atraso para o time que tem."
Valdomiro Neto, colunista do LANCE!
"O time levaria mais de um ano para jogar assim. Vai ser trágico, como diante do Barça."
Alessandro Abate, editor do LANCE!