Esta é a minha estreia aqui neste espaço em que os pilotos contam os bastidores do automobilismo. E quem já está no kart como eu sabe que este final de semana é um dos mais importantes do ano: é a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, no Velopark (RS).
Ao contrário do futebol, no kart o campeonato não é por "pontos corridos". Tem um formato mais parecido com o de Copa. Assim, quem está bem naquele final de semana acaba levando o título. Você pode vencer todas as corridas, mas o resultado é decidido apenas na bateria final.
É por isso que é uma conquista tão difícil e exige que o piloto e o equipamento estejam perfeitos em todo final de semana. É sem dúvida uma pressão a mais para os pilotos. Em 2013, eu fui o campeão nacional na categoria Junior Menor, sendo o mais novo vencedor da história, com apenas 10 anos e 8 meses.
Agora o desafio em busca do segundo título é na categoria acima, a Junior, competindo com pilotos mais velhos, de 12 (minha idade) a 14 anos. Quem diz que não temos renovação no talento no esporte a motor certamente nunca viu uma largada da minha categoria! São quase 30 karts, sendo os dez primeiros às vezes separados por apenas 0s2!
O talento brasileiro no kart está sendo renovado sim, o problema é justamente a falta de patrocínio para seguir carreira depois. Por isso, fiquei muito contente em integrar neste ano a Academia de Pilotos Shell Racing, um programa criado pela Raízen para levar jovens talentos a categorias top do automobilismo brasileiro.
Sou o mais jovem entre os seis pilotos (que também inclui o Yurik Carvalho no kart, o Dennis Dirani no Brasileiro de Turismo, o Pedro Cardoso na F-3 Brasil e a dupla da Stock Valdeno Brito e Ricardo Zonta) e fico muito feliz em já ter conquistado um título neste primeiro ano de parceria, no Super Kart Brasil disputado em maio em Interlagos.
E vamos agora em busca do bicampeonato brasileiro!
Dia 01/03/2016 03:54