Dia 27/10/2015
22:10
Compartilhar

Cesar Cielo estreia nesta quarta, dia 14, no Campeonato Sul-Americano de Belém. O primeiro desafio do atleta campeão olímpico e bicampeão mundial dos 50m livre será os 50m borboleta, prova que não é olímpica mas será usada para quebrar o gelo do restante da competição. As eliminatórias da prova começam às 10h, e a final acontece às 19h.

Além da prova de quarta, Cielo vai cair na piscina de Belém para nadar suas especialidades. Na sexta, os 50m livre, e no sábado, os 100m livre. O atleta também deve ser escalado para os revezamentos 4x100m e 4x100m medley da equipe brasileira.

– Vamos tentar analisar como está a preparação e a forma física que estamos conquistando nos treinamentos neste Sul-Americano de Belém. Nos 50m borboleta, será bom ter um adversário como o venezuelano Albert Subirats. Não sei em que fase de preparação ele está, se está vindo pesado, mas é um nome importante na natação sul-americana – destacou Cielo, que viajou nesta terça para o Pará, junto com os companheiros do Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (PRO 16).

A principal meta de Cielo na temporada é defender o título olímpico nos 50m livre e tentar melhorar a cor da medalha nos 100m livre – em Pequim, o brasileiro ficou com o bronze. Atualmente, ele detém o recorde mundial nas duas provas: 46s91 nos 100m livre e 20s91 nos 50m livre. No GP de Missouri, única competição do ano até aqui, Cielo ganhou as duas provas.

No programa de treinamentos do brasileiro, a fase atual é de melhorar a força muscular. Segundo Alberto Silva, técnico da seleção brasileira e comandante do PRO 16, o atleta já está começando a nadar um pouco mais rápido, mesmo com a diminuição do volume de treinamento em relação ao GP do Missouri

- O pessoal está fazendo potência, mas eu ainda estou trabalhando com força. Fico mais travado que os caras, mais duro, ainda sem explosão - finalizou Cielo.

Siga o Lance! no Google News