Dia 28/10/2015
02:47
Compartilhar

A Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco) realizou na última semana, em sua sede, em Maricá (RJ), um curso de capacitação com treinadores de todo país, em parceria com a Federação Internacional da modalidade e o Comitê Olímpico Brasileiro.

O curso, ministrado pelo espanhol Juan Carlos Holgado, campeão olímpico em Barcelona, em 92, e que atualmente é diretor de eventos da Federação Internacional de Tiro com Arco(FITA), será realizado em três etapas, dividida por níveis de treinadores - iniciante, competição e alto rendimento.

- A meta é criar um sistema onde o método e a filosofia de treinamento dos técnicos brasileiros seja um pouco mais homogênea. O Brasil possui um bom nível de profissionais, mas os conhecimentos variam, de acordo com as regiões - declarou Holgado.

Para Eros Fauni, diretor técnico da CBTARCO, o objetivo é chegar nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 com possibilidades de medalhas.

- Tivemos uma melhora significativa na técnica de nossos treinadores. Nessa primeira fase, o objetivo é homogeneizar as técnicas aplicadas. Na segunda, vamos inserir novos conceitos e na terceira e última fase, trabalhar detalhes mais específicos. O curso melhorará também, indiretamente, o nível dos arqueiros, possibilitando assim, chances reais de medalhas para nossos atletas nos Jogos Olímpicos do Rio.

O plano de capacitação faz parte do 'Master Plan' elaborado pelo COB para reformulação e desenvolvimento da modalidade (também foram elaborados planos para o badminton e remo).

-  Nossa intenção é produzir uma geração de talentos para, a partir dos Jogos Olímpicos de 2016, ter condições de alcançar as grandes potências olímpicas da modalidade. Para isso, estamos dando suporte a todos os envolvidos. Atletas, treinadores e suas equipes estão sendo beneficiados com as melhores condições possíveis - declarou Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.

Siga o Lance! no Google News