Maior troca de informações e facilidade para debater lesões que ocorrem dentro de campo. Esse é o resultado da criação de grupos formados por médicos de futebol dentro do aplicativo Whatsapp que foi idealizada pela Comissão Nacional de Médicos de Futebol (CNMF), da CBF.
Dentro do aplicativo, foram criados quatro diferentes grupos de profissionais: um com todos médicos dos 60 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, e grupos para cada uma das divisões, todos eles contendo integrantes da CNMF. Segundo a CNMF, a criação do grupo aproximou o trabalho e se transformou em um fórum de relação e qualificação.
Através dos grupos no Whatsapp, os profissionais trocam informações e quando há a necessidade compartilham imagens de lesões para tirar dúvidas e colher sugestões sobre o procedimento a ser realizado. Ainda de acordo com a CNMF, o aplicativo ainda facilita a troca de informações sobre times locais e hospitais das cidades para médicos que irão atuar em jogos fora de casa.
Mapeamento de lesões
Os médicos de futebol que atuam nas três principais divisões do Brasileiro têm se comprometido também no cadastro das lesões sofridas pelos jogadores no sistema criado pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI) da CBF.
Segundo a CNMF, os profissionais estão “comprometidos e entenderam a necessidade e importância do mapeamento de lesões para a prevenção”.
Antes do sistema criado pela CBF, o cadastramento era feito em papel pelo departamento de doping somente em jogos da Série A e algumas partidas da Série B.