Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil encara a Polônia e faz as contas para avançar na Liga Mundial de Vôlei

Ronaldinho Gaúcho treina na Cidade do Galo (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)
Escrito por

A campanha irregular do Brasil na Liga Mundial de Vôlei provocou um cenário trágico a três partidas do fim da primeira fase. Após a derrota para a Polônia na sexta-feira, o time do técnico Bernardinho tem de vencer o mesmo rival neste domingo, às 14h30 (de Brasília), em Bydgoszcz (POL), e torcer por uma derrota do Irã contra a Itália para não perder de vista a classificação à fase final.

Caso some três pontos e conte com o tropeço dos iranianos por 3 a 0 ou 3 a 1, o time brasileiro chegaria a 11 e se igualaria aos poloneses, mas, pelo saldo de sets, ficaria em terceiro. Mesmo assim, o cenário bastaria para que a Seleção retornasse à zona de classificação, já que a líder Itália, por ser sede da próxima etapa do torneio, está automaticamente garantida.

O problema é que Irã e Polônia têm dois jogos a menos que o Brasil. Após este fim de semana, as duas equipes se enfrentarão quatro vezes. Aos comandados de Bernardinho, restarão apenas dois duelos contra a Itália, ambos na casa do adversário.

Outro agravante é que, além de precisar se recuperar do último revés, o sexto em nove jogos no torneio, o Brasil terá uma torcida complicada para a Itália contra o Irã. Na sexta, o técnico italiano Mauro Berruto preferiu poupar seus astros, o que facilitou o triunfo da equipe asiática. Se repetir a estratégia, a combinação de resultados pode ficar mais difícil.

– No último jogo, parecia que estávamos no caminho certo. Começamos bem, com quatro, cinco pontos na frente. Jogávamos bem e não podemos deixar perder a partida da nossa mão, com bolas bobas, como vem acontecendo. Vamos treinar ainda mais agora e vamos para o tudo ou nada no próximo jogo – afirmou o ponteiro Lipe, autor de 10 pontos na derrota para os poloneses.

Grupo B mais disputado

Pelo Grupo B, a Rússia assegurou a segunda colocação após as partidas deste fim de semana. Neste sábado, a atual campeã voltou a bater a Sérvia por 3 sets a 0, parciais de 25-9, 27-29 e 25-20, em Surgut (RUS), e chegou a 14 pontos, quatro a menos que o líder Estados Unidos. Os sérvios, com 11, estão em terceiro. A Bulgária, em último, soma apenas dois.

A fase final, que acontecerá entre 16 e 20 de julho, em Florença (ITA), reunirá seis equipes: os dois primeiros colocados de A e B, o melhor de um quadrangular reunindo os 12 times dos grupos C, D e E e o país sede desta etapa, a Itália.