O presidente da Fifa Joseph Blatter levará ao Comitê Executivo da entidade no próximo mês a proposta para alterar a data da Copa do Qatar, em 2022, para que os jogos sejam disputados durante o inverno no país e não mais no verão.
- Após muitas discussões, deliberações e críticas, cheguei à conclusão de que jogar a Copa do Mundo no verão do Qatar simplesmente não é uma coisa responsável a fazer - apesar do fato de que eu sei muito bem que o Qatar tem os meios para desenvolver a melhor tecnologia de refrigeração. Foi um erro. É por isso que venho a público e sugiro ao Comitê Executivo da Fifa que reveja e analise as consequências de a Copa do Mundo de 2022 seja disputada no inverno – declarou Blatter ao site Inside World Football.
E mais:
Blatter considera que Copa do Qatar pode ser disputada no inverno
Membro do Comitê Executivo da Fifa critica ideia da Copa do Mundo de 2022 ser no inverno
Blatter: 'Não entendo por que de 2007 até agora não foi feito mais, como estabelecido'
Apesar da promessa do país de investir mais de US$ 400 bilhões na preparação da Copa, inclusive com tecnologia para amenizar o calor de até 50º C dentro dos estádios, baixando para 25º C nas arenas, o presidente da Fifa considera que é melhor que as recomendações sejam mais discutidas dentro da Fifa.
- Em outubro vamos ver se o Comitê Executivo concorda com as minhas recomendações para mudar a Copa de 2022 para o inverno. Se a ideia for aceita, podemos iniciar o próximo passo, que inclui analisar o calendário internacional e estabelecer quais as consequências que essa mudança traria. E nós, naturalmente, precisamos falar e consultar todas as partes interessadas - completou o dirigente.
O Qatar foi escolhido sede da Copa de 2022 em dezembro de 2010, em meio a denúncias de compras de voto no Comitê Executivo da Fifa. A polêmica obrigou a entidade a rever os métodos de escolhas das sedes para as próximas edições da Copa.