Dia 27/10/2015
22:18
Compartilhar

Questionado sobre os assuntos a serem debatidos pela Força Tarefa Futebol 2014, uma comissão formada por profissionais de diversas áreas ligadas ao futebol que discutirá diferentes temas com o objetivo de melhorar o jogo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que o calendário internacional e a profissionalização de árbitros são os principais assuntos a serem analisados pelo grupo.

Para Blatter, o atual calendário cria conflitos entre os clubes e as seleções nacionais e das ligas que contam com 20 times "têm jogos demais".

- No meu ponto de vista, e isso é algo sobre o qual Michel Platini concorda comigo, os campeonatos domésticos são muito longos, pois têm muitos times e jogos demais. Times em ligas com 20 clubes jogam 38 partidas, além de copas nacionais, copas de liga etc. Isso também cria um conflito de interesses entre as seleções nacionais e os clubes, e alguns reclamam que seus jogadores retornam cansados ou lesionados. Isso não é culpa do calendário internacional, entretanto, é um assunto que merece ser discutido - disse Blatter em entrevista ao site da Fifa.

Outro assunto que será alvo de discussão pela Força Tarefa Futebol 2014 é a profissionalização de árbitros.

- Temos um objetivo bem definido sobre esse assunto, que é ter apenas árbitros profissionais apitando na Copa do Mundo de 2014. É um objetivo que temos que alcançar. Treinadores são profissionais agora, e os jogadores também, e não há motivos para que os árbitros também não o sejam. Algumas pessoas dizem que não há dinheiro suficiente para pagá-los, mas sempre parece ter dinheiro suficiente nas ligas profssionais - declarou o suíço.

O projeto de profissionalização de árbitros até 2014 já havia sido divulgado pelo árbitro belga Frank De Bleeckere, conforme adiantou o LANCENET! em setembro.

Blatter comentou ainda sobre outros temas que podem ser analisados pela Força Tarefa Futebol 2014:

- O objetivo é assessorar torneios e o modo como o jogo é organizado. Por exemplo: no momento, uma vitória vale três pontos e um empate, um, o que é algo que podemos discutir e decidir se é bom ou não. A prorrogação é a única opção que temos para um jogo que termina empatado? E se continuarmos com a prorrogação, como deveríamos terminar as partidas? É válido darmos outra olhada no gol de ouro? Algumas pessoas gostam, outras não. Há muitos assuntos relacionados aos torneios que podemos analisar e discutir.

Siga o Lance! no Google News