Dia 01/03/2016
01:13
Compartilhar

Bale chegou ao Real Madrid, e além de trazer sua técnica ao time, dá também uma série de opções ao técnico Carlo Ancelotti. Lateral-esquerdo de origem, o galês jogou nas últimas temporadas bem mais avançado no Tottenham, principalmente sob o comando de André Villas-Boas, que deu ainda mais liberdade que o seu antecessor Harry Redknapp. Tendo um elenco bem maior, o italiano deve "quebrar a cabeça" para encaixar o reforço.

Como Ancelotti também gosta de dar variações ao time, ele tem a chance de jogar com um, dois, ou até três volantes. Suas opções para o setor são boas e versáteis: Xabi Alonso, Modric, Illarramendi, Casemiro e Khedira.

Para o setor mais avançado, tem Bale, Cristiano Ronaldo, o croata Modric também pode ficar por ali, Isco, Di María... Para o ataque mesmo, além de poder jogar com o galês e o português, conta com Benzema como principal referência, mas Ancelotti acenou várias vezes que vai dar chances para Jesé e Morata. Veja abaixo algumas das variações possíveis.

A primeira possibilidade, e que até já foi de certa forma utilizada por Ancelotti, é lançar o 4-1-4-1. Sem Xabi Alonso, Khedira e Illarramendi, o italiano colocou Modric para ser o volante. Mas tendo o volante mais experiente de volta, e com Özil indo embora, o croata deve ser adiantado para formar a linha com Bale, Cristiano Ronaldo e Isco (ou Di María).

Esta linha conta com uma movimentação insana, com todos os jogadores indo para todos os lados, mas como todos são inteligentes, ninguém vai "bater cabeça". Essa estratégia ainda pode aproximar Bale e Ronaldo, para que possam armar jogadas juntos. Benzema fica na frente como referência.



Uma opção um pouco mais conservadora e mais "na moda", é continuar com o 4-2-3-1 instaurado por José Mourinho. Desta forma, Bale e Cristiano Ronaldo estariam na linha de três jogadores, provavelmente um de cada lado, tendo Isco centralizado.

Ancelotti ainda pode aproveitar a versatilidade do galês, colocá-lo centralizado, para dialogar com o português, e deslocar o espanhol para a direita, ou mesmo dar chances para Di María, que deve perder algum espaço.

Outra hipótese bem com a cara de Ancelotti é esta acima: semelhante ao que usava no Milan. Desta forma, ele pode fazer uma linha de três volantes que sabem jogar bem, tendo Xabi Alonso como referência no meio, podendo subir mais tranquilamente. Trocando em miúdos, o seu Pirlo. Ao lado, Illarramendi e Modric podem dar movimentação e marcação. Na frente, tem até alternativas diferentes.

Uma que se encaixa bem é esta, sem centroavante. Ele pode fazer uma dupla mais avançada entre Bale e Cristiano Ronaldo, com Isco chegando bastante, além do trio habilidoso de volantes. Isso sem falar nos laterais...

Uma opção mais improvável, mas que pode ser utilizada para o "abafa", é o 4-4-2. Porém, no ataque, ficaria praticamente um 4-2-4. Ancelotti pode fazer uma dupla de volantes com Xabi Alonso e Modric (ou Illarramendi, ou até Khedira), e fazer uma parceria de ataque com Cristiano Ronaldo e Benzema.

Assim, Bale pode jogar aberto na esquerda, como gosta de fazer, fica próximo a Cristiano Ronaldo, que se aproxima da área adversária, e ainda conta com Benzema ao seu lado. Ainda tem a opção de ter Isco (ou Di María) na direita.

Siga o Lance! no Google News