Dia 27/10/2015
22:42
Compartilhar

Contratado com a pompa de craque e o aval do técnico Celso Roth, Tinga não demorou muito para adquirir a condição de titular no Cruzeiro. As lesões, no entanto, impedem que o volante tenha uma sequência entre os 11 prediletos do comandante estrelado. Desde que chegou à Toca da Raposa 2, ele esteve no departamento médico em quatro oportunidades, o que o tirou de seis partidas do time no Campeonato Brasileiro.

Primeiramente, o jogador se ausentou de um duelo por conta de dores musculares. Na sequência, o atleta ficou de fora devido a uma gripe. Um estiramento na coxa esquerda o deixou ausente por três compromissos. Por fim, uma inflamação no tendão de Aquiles da perna esquerda o tirou de um jogo.

Aos 34 anos, o meio-campista convive com as contusões há algum tempo. Desde o seu retorno ao futebol nacional, em 2010, ele sofre com este problema.

Embora Tinga seja um atleta considerado experiente, o médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior, rechaça, ao LANCENET!, que os problemas ocorram devido à sua idade.

– A questão da idade não influencia nas contusões que o atleta teve durante esta temporada. Isso é algo que pode acontecer com qualquer jogador que participa de muitas partidas, como ele tem participado no Cruzeiro – destacou o doutor cruzeirense, que ainda explicou o principal motivo para as contusões seguidas do meio-campista:

– A intensidade das atividades é o que mais influencia para que um jogador sofra contusões neste momento da temporada. Este tipo de lesão ocorre principalmente por causa do ritmo intenso dos atletas.

Desde a última semana, Tinga ocupa o departamento médico por conta da inflamação no tendão de Aquiles. O departamento médico não fez um prognóstico para volta, mas ele deve enfrentar o Santos.

 

As ausências de Tinga
16/6 – Cruzeiro 1 x 0 Figueirense – Dores musculares
22/7 – Cruzeiro 1 x 0 Flamengo – Gripe
29/9 – Cruzeiro 0 x 0 Internacional – Suspensão e estiramento na coxa esquerda
6/10 – Grêmio 2 x 1 Cruzeiro – Estiramento na coxa esquerda
10/10 – Cruzeiro 2 x 0 Portuguesa – Estiramento na coxa esquerda
25/10 – Ponte Preta 1 x 0 Cruzeiro – Inflamação no tendão de Aquiles da perna esquerda


COM A PALAVRA: Eduardo Moura (Setorista do Internacional no LANCENET!)
Desde 2010, quando retornou ao Internacional, Tinga vive certa inconstância na parte física. Sempre muito vigoroso, o meio-campista viveu uma rotina de lesões no clube gaúcho, principalmente em 2010. Antes do Mundial, pouco jogou no Brasileirão após o título da América. Passou recuperando-se de lesão muscular a maior parte do tempo. Na sequência, em 2011, também teve um ano repleto de altos e baixos.

Sempre foi referência de liderança no grupo, mas era constantemente poupado com Falcão ou Dorival Júnior. A justificativa sempre a mesma: a impossibilidade de desgastá-lo muito. O próprio relatou que acreditava que seu estilo de jogo, sempre presente na defesa e no ataque, era de certa forma prejudicial ao corpo. Em 2012, o eterno camisa 7 colorado conviveu novamente com as lesões. Parou na pré-temporada, já, com problema na perna direita. Atuou na segunda partida da fase preliminar da Libertadores, em fevereiro, com o Once Caldas. Fez até gol. Mas depois daquele jogo, novamente precisou tratar de problema muscular. Voltou apenas em março. Neste ritmo, foi até terminar seu ciclo vitorioso no clube gaúcho. Recebia atenção especial, ora de Dorival Júnior, ora do coordenador da preparação física, Élio Carravetta.

Siga o Lance! no Google News